Vitamina B12: saiba tudo sobre essa vitamina

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
29/11/2022
5 minutos de leitura

A Vitamina B12, ou cobalamina, é um nutriente necessário para uma boa saúde, sendo uma das oito vitaminas do complexo B que ajudam o corpo a converter os alimentos que ingerimos em glicose, nossa fonte de energia.

Neste artigo do Blog explicaremos tudo sobre a Vitamina B12, como obtê-la pelos alimentos, e quais são os sintomas de deficiência deste nutriente no organismo.

Para que serve a Vitamina B12?

A vitamina B12 é uma vitamina especialmente importante para manter as células nervosas saudáveis ​​e ajuda na produção de DNA e RNA, o nosso material genético.

A vitamina B12 trabalha em estreita colaboração com a vitamina B9, também chamada de folato ou ácido fólico, para ajudar a produzir glóbulos vermelhos e para ajudar no funcionamento do ferro no organismo.  O folato e a B12 também atuam na regulação da função imunológica e  humor.

Onde encontrar a Vitamina B12?

A Vitamina B12 é obtida naturalmente por meio da alimentação e há uma ampla variedade de alimentos que são boas fontes deste nutriente, majoritariamente, aqueles de origem animal, como carnes, laticínios e ovos.

Por outro lado, alimentos à base de plantas, ou de origem vegetal, não contêm Vitamina B12. Por isso, é recomendado que pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana deem bastante atenção à alimentação para garantir níveis adequados de B12 no organismo.

Mesmo assim, embora vegetarianos e veganos precisem se atentar às fontes de Vitamina B12, ainda há muitas opções excelentes. No caso dos vegetarianos, ovos, leites, queijos e outras fontes de origem animal são boas opções. Já as pessoas veganas têm uma lista mais limitada de opções e, muitas vezes, precisam optar por alimentos fortificados artificialmente.

Além desse cuidado com a alimentação, é importante que vegetarianos e, principalmente, veganos monitorem periodicamente seus níveis de Vitamina B12 para evitar possíveis deficiências.

Quando a Vitamina B12 é considerada baixa?

Estudos sugerem que até 20% das pessoas com mais de 60 anos nos Estados Unidos e no Reino Unido são deficientes de Vitamina B12. No Brasil, os dados não são conhecidos, mas estima-se que sejam próximos aos números americanos e britânicos.

Para referência, níveis de B12 acima de 300 pg/mL são considerados normais, níveis de 200-300 pg/mL são considerados limítrofes e níveis abaixo de 200 pg/mL são considerados deficientes.

Sintomas de deficiência Vitamina B12

Como a capacidade de absorver Vitamina B12 dos alimentos diminui com a idade, a deficiência é mais comum em adultos mais velhos. Ainda assim, crianças e adultos jovens, incluindo gestantes e lactantes, também podem desenvolver um quadro de baixos níveis desta vitamina. 

Os principais sintomas de deficiência de B12 no organismo são:

  • Fadiga.
  • Palidez ou pele amarelada.
  • Dores de cabeça.
  • Desânimo e perda de energia.
  • Problemas gastrointestinais, como diarreia, prisão de ventre, inchaço e gases.
  • Dificuldade de concentração.
  • Formigamento nos pés e mãos.

Outros sintomas observados são: cãimbra e fadiga muscular, perda de coordenação motora, disfunção erétil e distúrbios de visão.

Infelizmente, a deficiência de B12 é frequentemente negligenciada e diagnosticada erroneamente. Por isso, o Exame de Vitamina B12 é fundamental para esse diagnóstico. No Labi, você pode fazer este exame por R$32,00 com pagamento em até 12 vezes, no cartão, dinheiro ou PIX.

Tratamentos para deficiência de Vitamina B12

Caso níveis abaixo do recomendado de Vitamina B12 sejam comprovados por meio de exames, o seu médico recomendará o tratamento mais adequado para as suas necessidades. Este pode incluir injeções e suplementos orais de B12, ou abordar uma condição de saúde subjacente que possa estar causando a deficiência.

As injeções de B12 são geralmente recomendadas para pessoas que não conseguem absorver adequadamente a vitamina de alimentos ou suplementos, como aquelas que passaram por cirurgia de bypass gástrico ou pessoas com certas doenças autoimunes.

Suplementos e injeções de B12 são considerados seguros e bem tolerados, mesmo em grandes doses.

Como é feito o Exame de Vitamina B12?

Bastante simples, o Exame de Vitamina B12  é feito com uma amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. No Labi, a coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades, sem agendamento, em São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa com agendamento no site.

Como preparo para o exame, jejum não é necessário. Orienta-se apenas a não ingestão de álcool no dia anterior.

Seja com o Exame de Vitamina B12 ou com check-ups, vacinas e testes, no Labi você pode cuidar da saúde sem complicação com os melhores preços do mercado. 

Compre a Vitamina B12 em poucos cliques no site do Labi.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Creatinina: entenda tudo sobre esse exame
Testes

Creatinina: entenda tudo sobre esse exame

06/09/2022 5 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: