A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e é responsável por produzir o líquido ejaculatório. Está localizada embaixo da bexiga e atrás do reto, envolvendo uma porção da uretra, com o tamanho de uma noz.
Quando pensamos em doenças relacionadas a esta glândula, o câncer de próstata é um dos mais lembrados. Porém, a prostatite é uma infecção que atinge homens de todas as idades e pode causar dor, desconfortos, além do crescimento anormal da próstata.
A prostatite é uma infecção e/ou inflamação da glândula prostática que se desenvolve a partir da entrada de bactérias pela uretra. Ela pode causar dor, inchaço e inflamação da próstata e existem 4 tipos de prostatite:
Muitos homens não conhecem o próprio corpo e não conseguem perceber quando algo está diferente. Daí a importância da prevenção e das visitas periódicas ao médico que indicará, caso necessário, um dos exames que ajudam no diagnóstico da prostatite.
Os principais sintomas da prostatite são causados por espasmos dos músculos da bexiga e da pélvis, especialmente na área entre o escroto e o ânus (períneo). Por isso, os homens também podem apresentar vontade de urinar frequente, dor e sensação de urgência para urinar. Em alguns casos, a dor pode fazer com que a ereção ou ejaculação sejam difíceis. Além disso, a dor pode comprometer o sistema intestinal tornando a defecação dolorosa.
Na infecção aguda, os sintomas podem ser mais graves e fortes. Alguns sintomas tendem a ocorrer com mais frequência, tais como febre e calafrios, dificuldade em urinar e sangue na urina. A prostatite bacteriana pode resultar em um acúmulo de pus (abscesso) na próstata ou em epididimite, inflamação do epidídimo, um pequeno duto que coleta e armazena os espermatozóides produzidos pelo testículo.
Realizado por um urologista, o exame através do reto pode identificar a inflamação pela sensibilidade ao toque, o que caracteriza um caso agudo. Geralmente, o diagnóstico é baseado nos resultados de exame físico e nos resultados de uma análise da urina (urinálise) e cultura de urina.
A urinálise pode revelar glóbulos brancos, indicando inflamação, ou bactérias, indicando infecção. Já a cultura de urina revela quais infecções bacterianas estão causando a infecção.
É sempre recomendada a visita a um urologista com frequência para diagnóstico precoce da doença. O melhor tratamento é a utilização correta dos antibióticos escolhidos pelo médico especialista.
O tipo de antibiótico e a duração do tratamento variam, dependendo do tipo de bactéria que está causando seus sintomas.
Também pode ser necessária a utilização de analgésicos ou alfa-bloqueadores, medicamentos que reduzem os espasmos musculares do esfíncter uretral, que é o músculo que ajuda a controlar o fluxo de urina. Isso alivia a dor e o desconforto.
Já para a prostatite não bacteriana, o tratamento geralmente visa reduzir o desconforto e a dor, e pode variar muito dependendo de seus sintomas específicos.
Saiba que este não é o melhor jeito de cuidar da sua saúde! A prevenção é fundamental e é aliada da nossa saúde, nos ajudando a viver mais e com mais qualidade de vida.
Por isso, cuide da sua saúde com o Labi de maneira descomplicada e com os melhores preços do mercado. Além de exames, check-ups e vacinas, temos 3 check-ups exclusivos para a saúde do homem que podem ser realizados em uma de nossas unidades modernas, acolhedoras e bem localizadas, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: