O pré-natal e a gravidez vem acompanhados de uma série de cuidados com a mamãe e o bebê. Entre eles, temos os diversos exames que podem ser feitos durante a gestação, como o NIPT Panorama® Natera e a Sexagem Fetal.
Apesar dos dois exames determinarem o sexo do bebê, a sexagem fetal e o NIPT não são o mesmo exame e cada um tem um propósito e um objetivo diferente. Mas, afinal, você sabe qual a diferença entre o NIPT e a Sexagem Fetal? Explicamos um pouco sobre cada exame no artigo.
O NIPT Panorama Natera é um exame de triagem que tem como principal objetivo avaliar o DNA do feto e classificar a gestação como de alto ou baixo risco para algumas alterações cromossômicas (como a síndrome de Down e a síndrome de Edwards). O NIPT é realizado com uma simples amostra de sangue da mãe, ou seja, não é invasivo e não apresenta absolutamente nenhum risco para a gestante ou para o bebê.
Além disso, o NIPT Panorama Natera também consegue determinar com alta precisão qual é o sexo do bebê – sem nenhum erro em suas validações – porém, esse não é o principal atributo ou propósito do exame. Ou seja, apesar de também identificar o sexo do bebê, o NIPT é recomendado para avaliar o risco das principais alterações cromossômicas.
É importante ressaltar que o NIPT Panorama Natera tem dois painéis diferentes – o básico e o ampliado – e a diferença entre os dois exames é que o NIPT Panorama Natera – Ampliado avalia também o risco de microdeleções. Veja abaixo quais síndromes são avaliadas pelo NIPTs Panorama Natera – básico e o ampliado:
Além de avaliar o risco de todas as síndromes analisadas pelo NIPT Panorama Natera – Básico, o NIPT Panorama Natera – Ampliado também avalia o risco de síndromes causadas pelas seguintes microdeleções:
Vale lembrar que o NIPT Panorama Natera é o único NIPT no Brasil que já pode ser feito a partir da nona semana completa de gestação.
Você pode realizar o NIPT Panorama Natera aqui no Labi em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. A coleta é realizada de segunda a sexta-feira, somente em dias úteis, e a apresentação de pedido médico é obrigatória para realização do exame.
O resultado fica pronto em até 13 dias úteis e você pode acessar seu laudo online, eles são simples e super fáceis de entender e você realiza a compra do seu exame com poucos cliques.
Já a sexagem fetal não é um exame médico e sim uma técnica para determinar o sexo do bebê e é realizado para satisfazer a curiosidade dos pais e não por questões de saúde.
A sexagem fetal é uma alternativa extra ao ultrassom, já que a sexagem é uma técnica segura, não invasiva e que não apresenta nenhum risco para a mãe e o bebê. Além disso, o Teste de Sexagem Fetal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação e conta com 99% de precisão no resultado, sendo uma alternativa mais rápida para descobrir o sexo do neném, já que pelo ultrassom só é possível dizer o genêro do bebê a partir da 13ª semana.
Para realizar o exame, uma pequena amostra de sangue é coletada da grávida e através dessa amostra é possível identificar e analisar, por meio de biologia molecular, frações de DNA do bebê no plasma da mãe.
No Labi, você faz o Teste de Sexagem Fetal sem necessidade de pedido médico e seu resultado fica pronto em até 6 dias úteis. E o melhor: você pode fazer o exame em qualquer uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, através do Labi em Casa.
Mas e em gestações gemelares, como funcionam os exames?
No caso de gravidez de gêmeos, o NIPT Panorama Natera avalia todas as síndromes cromossômicas citadas acima, com exceção das microdeleções, e ainda apresenta benefícios exclusivos.
Isso porque em casos de gestação gemelares o NIPT Panorama Natera consegue identificar a zigosidade das crianças, que é a definição se os gêmeos são monozigóticos (gêmeos idênticos) ou dizigóticos (gêmeos não-idênticos ou fraternos). Essa análise é muito importante para determinar o risco de STFF (síndrome de transfusão feto-fetal), que é quando um dos fetos recebe mais nutrientes e se desenvolve mais que o outro.
Além disso, ele também é o único exame que consegue informar com precisão o sexo de cada bebê – até hoje o NIPT Panorama Natera teve 100% de acerto em todas as sexagens fetais realizadas.
As mulheres grávidas de gêmeos também podem fazer a sexagem fetal, porém, o mais importante é saber que o resultado pode ser parcial quando a gestação for bivitelina (duas placentas ou gêmeos não idênticos), ou seja, existe a possibilidade de não se saber o sexo dos dois bebês.
Nos casos de gravidez de gêmeos univitelinos (mesma placenta ou idênticos), o exame consegue identificar o sexo dos dois bebês pois o resultado da sexagem fetal é o mesmo para os dois, já que eles são idênticos.
Já nos casos de gêmeos não idênticos a Sexagem Fetal funciona da seguinte maneira: na ausência do cromossomo Y, é possível ter a certeza de que são duas meninas. Por outro lado, na presença do cromossomo Y, pode-se saber que apenas um feto é do sexo masculino e não tem como garantir o sexo do segundo.
Seja com a Sexagem Fetal ou com o NIPT Panorama Natera, o Labi está sempre pronto para te ajudar a cuidar da saúde em todas as etapas da gravidez. Aqui você realiza testes, exames, check-ups e vacinas com resultados rápidos e de altíssima precisão e tudo isso no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades, você escolhe o que se encaixa melhor na sua rotina.
Artigos Relacionados:
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: