Qual a diferença entre a sexagem fetal e o NIPT?

Publicado por: Letícia Lana Letícia Lana
06/10/2021
6 minutos de leitura
Teste de gravidez e sapatos fofos

O pré-natal e a gravidez vem acompanhados de uma série de cuidados com a mamãe e o bebê. Entre eles, temos os diversos exames que podem ser feitos durante a gestação, como o NIPT Panorama® Natera e a Sexagem Fetal

Apesar dos dois exames determinarem o sexo do bebê, a sexagem fetal e o NIPT não são o mesmo exame e cada um tem um propósito e um objetivo diferente. Mas, afinal, você sabe qual a diferença entre o NIPT  e a Sexagem Fetal? Explicamos um pouco sobre cada exame no artigo. 

NIPT Panorama Natera:

O NIPT Panorama Natera é um exame de triagem que tem como principal objetivo avaliar o DNA do feto e classificar a gestação como de alto ou baixo risco para algumas alterações cromossômicas (como a síndrome de Down e a síndrome de Edwards). O NIPT é realizado com uma simples amostra de sangue da mãe, ou seja, não é invasivo e não apresenta absolutamente nenhum risco para a gestante ou para o bebê. 

Além disso, o NIPT Panorama Natera também consegue determinar com alta precisão qual é o sexo do bebê – sem nenhum erro em suas validações – porém, esse não é o principal atributo ou propósito do exame. Ou seja, apesar de também identificar o sexo do bebê, o NIPT é recomendado para avaliar o risco das principais alterações cromossômicas.

É importante ressaltar que o NIPT Panorama Natera tem dois painéis diferentes – o básico e o ampliado – e a diferença entre os dois exames é que o NIPT Panorama Natera – Ampliado avalia também o risco de microdeleções. Veja abaixo quais síndromes são avaliadas pelo NIPTs Panorama Natera – básico e o ampliado: 

NIPT Panorama Natera – Básico:

  • Trissomia Cromossomo 21 (Síndrome de Down)
  • Trissomia Cromossomo 18 (Síndrome de Edwards)
  • Trissomia Cromossomo 13 (Síndrome de Patau)
  • Monossomia do Cromossomo X (Síndrome de Turner)
  • Triploidia
NIPT Panorama Básico

NIPT Panorama Natera – Ampliado:

Além de avaliar o risco de todas as síndromes analisadas pelo NIPT Panorama Natera – Básico, o NIPT Panorama Natera – Ampliado também avalia o risco de síndromes causadas pelas seguintes microdeleções: 

  • Síndrome da Deleção 22q11.2 (síndrome de DiGeorge)
  • Síndrome da Deleção 1p36
  • Síndrome de Angelman
  • Síndrome de Cri-du-chat
  • Síndrome de Prader-willi
NIPT Panorama Ampliado

Vale lembrar que o NIPT Panorama Natera é o único NIPT no Brasil que já pode ser feito a partir da nona semana completa de gestação.

Você pode realizar o NIPT Panorama Natera aqui no Labi em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. A coleta é realizada de segunda a sexta-feira, somente em dias úteis, e a apresentação de pedido médico é obrigatória para realização do exame. 

O resultado fica pronto em até 13 dias úteis e você pode acessar seu laudo online, eles são simples e super fáceis de entender e você realiza a compra do seu exame com poucos cliques. 

Sexagem Fetal: 

Já a sexagem fetal não é um exame médico e sim uma técnica para determinar o sexo do bebê e é realizado para satisfazer a curiosidade dos pais e não por questões de saúde. 

A sexagem fetal é uma alternativa extra ao ultrassom, já que a sexagem é uma técnica segura, não invasiva e que não apresenta nenhum risco para a mãe e o bebê.  Além disso, o Teste de Sexagem Fetal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação e conta com 99% de precisão no resultado, sendo uma alternativa mais rápida para descobrir o sexo do neném, já que pelo ultrassom só é possível dizer o genêro do bebê a partir da 13ª semana.  

Para realizar o exame, uma pequena amostra de sangue é coletada da grávida e através dessa amostra é possível identificar e analisar, por meio de biologia molecular, frações de DNA do bebê no plasma da mãe.

No Labi, você faz o Teste de Sexagem Fetal sem necessidade de pedido médico e seu resultado fica pronto em até 6 dias úteis.  E o melhor: você pode fazer o exame em qualquer uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, através do Labi em Casa.

Teste de Sexagem Fetal

NIPT Panorama Natera vs Sexagem Fetal em gravidez de gêmeos: 

Mas e em gestações gemelares, como funcionam os exames?

NIPT Panorama Natera:

No caso de gravidez de gêmeos, o NIPT Panorama Natera avalia todas as síndromes cromossômicas citadas acima, com exceção das microdeleções, e ainda apresenta benefícios exclusivos. 

Isso porque em casos de gestação gemelares o NIPT Panorama Natera consegue identificar a zigosidade das crianças, que é a definição se os gêmeos são monozigóticos (gêmeos idênticos) ou dizigóticos (gêmeos não-idênticos ou fraternos). Essa análise é muito importante para determinar o risco de STFF (síndrome de transfusão feto-fetal), que é quando um dos fetos recebe mais nutrientes e se desenvolve mais que o outro.

Além disso, ele também é o único exame que consegue informar com precisão o sexo de cada bebê –  até hoje o NIPT Panorama Natera teve 100% de acerto em todas as sexagens fetais realizadas. 

Sexagem Fetal:

As mulheres grávidas de gêmeos também podem fazer a sexagem fetal, porém, o mais importante é saber que o resultado pode ser parcial quando a gestação for bivitelina (duas placentas ou gêmeos não idênticos), ou seja, existe a possibilidade de não se saber o sexo dos dois bebês.

Nos casos de gravidez de gêmeos univitelinos (mesma placenta ou idênticos), o exame consegue identificar o sexo dos dois bebês pois o resultado da sexagem fetal é o mesmo para os dois, já que eles são idênticos.

Já nos casos de gêmeos não idênticos a Sexagem Fetal funciona da seguinte maneira: na ausência do cromossomo Y, é possível ter a certeza de que são duas meninas. Por outro lado, na presença do cromossomo Y, pode-se saber que apenas um feto é do sexo masculino e não tem como garantir o sexo do segundo.

Seja com a Sexagem Fetal ou com o NIPT Panorama Natera, o Labi está sempre pronto para te ajudar a cuidar da saúde em todas as etapas da gravidez. Aqui você realiza testes, exames, check-ups e vacinas com resultados rápidos e de altíssima precisão e tudo isso no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades, você escolhe o que se encaixa melhor na sua rotina. 

Artigos Relacionados:

Triploidia: o que é e como detectar

O que é o exame NIPT?

Sexagem fetal: o que é e quais as suas vantagens

TAGS: Maternidade NIPT sexagem fetal
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: