Exame de D-Dímero: para que serve?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
04/01/2023
5 minutos de leitura

Doença cardiovascular é um termo geral para condições que afetam o coração e vasos sanguíneos e que estão geralmente associadas ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias e risco aumentado de  coágulos sanguíneos.

No Brasil, de acordo com o IBGE, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes por doenças não-transmissíveis em 2021. Somente os AVCs e infartos, duas das doenças mais comuns que atingem o sistema cardiovascular, causaram 230 mil óbitos no país no mesmo ano. 

Geralmente silenciosas, as doenças cardiovasculares são diagnosticadas quando estão avançadas ou quando complicações, como infartos, acontecem. Daí a importância de fazer check-ups, exames e consultas médicas regulares.

Dentre os exames que podem ajudar no diagnóstico de condições que afetem o coração, o Exame de D-Dímero é um dos mais solicitados. Saiba mais sobre ele.

O que é D-dímero?

A coagulação do sangue é um processo essencial que evita que percamos muito sangue quando nos machucamos. Quando um vaso sanguíneo ou tecido é ferido e sangra, o organismo inicia um processo chamado hemostasia para criar um coágulo sanguíneo que limite a perda de sangue.

Durante a hemostasia são produzidos filamentos de fibrina, uma proteína que se entrelaça para formar uma rede que ajuda a ancorar o coágulo sanguíneo sob a pele até que a lesão cicatrize. É esse processo que forma as crostas ou “casquinhas” das feridas e os hematomas.

Uma vez que a lesão cicatrizou e o organismo não precisa mais do coágulo, é produzida uma enzima chamada plasmina para quebrá-lo em pequenos fragmentos e removê-lo. Esses fragmentos são os produtos de degradação da fibrina e o D-Dímero um deles.

Se a pessoa tem uma doença que prejudica a coagulação sanguínea, os coágulos podem se formar quando não há lesão e/ou não se decompõe quando deveriam. Em outras palavras, o processo de coagulação sanguínea não funciona corretamente, algo que pode ser grave e potencialmente fatal.

Para que serve o Exame de D-Dímero?

O Exame de D-dímero ajuda a diagnosticar doenças e condições que prejudiquem a coagulação, por meio da medição dos níveis de D-Dímero no sangue. Este exame, geralmente, é solicitado nas seguintes situações:

  • Trombose venosa profunda (TVP): a TVP é um tipo de coágulo sanguíneo que se desenvolve em uma veia e bloqueia parcial ou totalmente o fluxo de sangue. As TVPs geralmente ocorrem na pelve e pernas, mas podem ocorrer em outras partes do corpo.
  • Embolia pulmonar (EP): a EP é uma condição que ocorre quando um coágulo de uma parte do corpo viaja pela corrente sanguínea e se aloja nos vasos sanguíneos dos pulmões.
  • AVC: ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro sofre um bloqueio ou estoura, sendo considerada uma emergência médica.
  • Coagulação intravascular disseminada (DIC): condição rara que causa a formação de múltiplos coágulos sanguíneos em todo o corpo. Pode levar a sérios danos aos órgãos.

Um Exame de D-Dímero também pode ajudar a analisar como está sendo a resposta ao tratamento para uma condição de coagulação do sangue. 

É importante dizer que altos níveis de D-Dímero no sangue nem sempre significa uma condição de coagulação sanguínea e não é suficiente por si só para fazer um diagnóstico. Usualmente, o médico solicitará exames de sangue adicionais, exames de imagem ou ambos.

Resultados do Exame de D-Dímero

O Exame de D-Dímero é feito com uma amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço, causando um leve desconforto. No Labi, você pode fazer o exame em uma de nossas unidades modernas e acolhedoras espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro sem agendamento e sem a necessidade de pedido médico.

Níveis de D-Dímero normais

No Labi, os valores normais de D-Dímero devem ser inferiores a 500 µg/L FEU, sendo que resultados fora da faixa normal precisam ser acompanhados por um médico.

Se os resultados do seu exame revelarem que você tem níveis baixos, negativos ou normais de D-Dímero no sangue isso significa que você provavelmente não tem um distúrbio de coagulação, mas consulte sempre o seu médico de confiança.

Níveis de D-Dímero altos

Se o Exame de D-dímero relevar níveis acima do normal, isso pode indicar alguma condição e anormalidade na coagulação sanguínea. Mesmo assim, com este exame não é possível determinar qual a doença ou condição que você tem ou onde os coágulos estão localizados. Além disso, é possível ter altos níveis de D-dímero sem ter uma condição de coagulação do sangue, como:

  • Gravidez.
  • Doença cardíaca.
  • Cirurgia recente.
  • Trauma.
  • Idade avançada.
  • Infecção.

Estudos feitos em diversas partes do mundo apontam que a Covid-19, por exemplo, pode aumentar o risco de desenvolver doenças que prejudicam a coagulação sanguínea, como trombose e coágulos. Por isso, o Exame de D-Dímero, está incluído no Check-up Pós-Covid do Labi, um conjunto de 17 exames, o resultado sai em 3 dias úteis e é possível acessá-lo em poucos cliques.

Onde fazer o Exame de D-Dímero?

O diagnóstico de problemas relacionados à coagulação sanguínea pode ser feito com o Exame de Dímero D com resultado em 2 úteis e com outros de exames complementares, como coagulograma e hemograma completo.

No Labi, você pode realizar exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: