Sexagem fetal: o que é e quais as suas vantagens

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
06/06/2022
7 minutos de leitura
Mulher grávida com a mão na barriga

Hoje em dia a expectativa pela descoberta do sexo do bebê está cada vez maior, sendo muito comum ver nas redes sociais casais divulgando seus chás de revelação com bolos com recheio rosa ou azul, caixa de balões e muita alegria. Graças aos testes de sexagem fetal agora é possível descobrir o sexo do bebê com 8 semanas de gestação, o que ajuda, e muito, no planejamento da família para a chegada do novo membro. 

Mas, afinal, o que é a sexagem fetal e qual a sua vantagem? Convidamos o Dr Odilon Denardin, consultor médico do Labi, para falarmos sobre o assunto.  

O que é a Sexagem Fetal?

Primeiramente, é importante saber que a sexagem fetal não é um exame médico e sim uma nova técnica para determinar o sexo do bebê. Em comparação ao ultrassom, essa técnica não é invasiva, não apresenta risco para a mãe e o feto e, ainda, promove o resultado com uma grande antecedência.

Como é feito o exame de sexagem fetal

Para realizar o exame, uma pequena amostra de sangue é coletada da grávida e através dessa amostra é possível identificar e analisar, por meio de biologia molecular, frações de DNA do bebê no plasma da mãe.

Em seguida, o exame detecta no DNA do bebê a presença ou não de pedaços do cromossomo Y. Como esse cromossomo só faz parte do sexo masculino, a presença dele indica um menino; e sua ausência, uma menina. 

Qual o valor da Sexagem Fetal?

Aqui no Labi, você faz o Teste de Sexagem Fetal por R$ 159,00 em 3x sem juros.

Aproveite e faça a sua sexagem fetal por um dos melhores preços do mercado, seu resultado sai em até 6 dias úteis e você ainda tem a tranquilidade de realizar o exame em um laboratório de alta qualidade e confiança.

Por que fazer a Sexagem Fetal?

Como dito anteriormente, a sexagem fetal, na maioria dos casos, é feita para satisfazer a curiosidade dos pais e não por questões de saúde. Entretanto, esse exame pode ser aplicado para atender a outras finalidades médicas como a avaliação diagnóstica de doenças genéticas ligadas ao sexo. Destas, a síndrome do X-frágil, hemofilia e a distrofia muscular normalmente merecem mais atenção.

A hemofilia é o distúrbio da coagulação do sangue que provoca hemorragias constantes no corpo e, quando graves, em órgãos internos. Ela é hereditária e normalmente transmitida da mãe para o filho.

Assim, em mulheres portadoras do gene da hemofilia, se o exame da sexagem fetal mostrar que o bebê é do sexo masculino, alguns cuidados deverão ser tomados em relação ao diagnóstico da doença no feto e preparação do parto para evitar sangramento no recém-nascido.

Com quantas semanas posso fazer a Sexagem Fetal?

O Teste de Sexagem Fetal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação e, conforme falamos, é a alternativa mais rápida para descobrir o sexo do bebê, tendo em vista que, pelo ultrassom, só é possível determinar o sexo a partir da 13ª semana. 

Caso você faça o exame com menos de 8 semanas, possivelmente terá um resultado inconclusivo. Por isso, é essencial que você informe a semana de gestação e a data da última menstruação antes de fazer o exame. 

Sexagem Fetal pode dar errado?

O Teste de Sexagem tem 99% de taxa de acerto, ou seja, de cada 100 exames realizados, 1 poderá ter alteração no resultado. Porém, a divergência nos resultados é incomum e geralmente estão associadas a alguns fatores que podem influenciar o resultado do exame. 

Segundo o Dr Odilon Denardin, consultor médico do Labi, “O resultado não conclusivo pode ocorrer, mas é muito incomum (menos de 5% dos casos). Quando o exame apresenta um resultado não conclusivo, é por conta de limitações técnicas ou possíveis interferências na amostra. Para um esclarecimento destes casos inconclusivos é indicada uma nova coleta, após o período de 15 dias do exame inicial. Vale lembrar que alguns medicamentos como anticoagulantes à base de heparina, podem inibir o exame, levando também a resultados inconclusivos.”

A Sexagem Fetal é segura?

O Teste de Sexagem Fetal é um procedimento não invasivo completamente seguro e não apresenta nenhum risco para a mãe ou para o bebê, isso porque o exame é feito através de uma amostra de sangue, que é super fácil e rápida de ser coletada.  

“Não existe risco para mãe ou para o bebê na coleta de material para o teste de sexagem fetal, uma vez que é um procedimento não invasivo. Porém, este exame não é recomendado para gestantes que foram transplantadas ou que receberam transfusão sanguínea em período inferior a 6 meses.” assegura o Dr Odilon, do Labi.

Em quanto tempo o resultado fica pronto?

“Cada laboratório possui o seu prazo. No Labi, o resultado pode ser conferido em 2 dias úteis.” afirma o Dr Odilon sobre o assunto.

Sexagem Fetal de gêmeos

As mulheres grávidas de gêmeos também podem fazer a sexagem fetal. Porém, o mais importante é saber que o resultado pode ser parcial quando a gestação for bivitelina (duas placentas). Isso porque há a possibilidade de não se saber o sexo dos dois bebês.

Funciona assim: na ausência do cromossomo Y, é possível ter a certeza de que são duas meninas. Por outro lado, na presença do cromossomo Y, pode-se saber que apenas um feto é do sexo masculino e não tem como garantir o sexo do segundo.

No caso da gravidez de gêmeos univitelinos (mesma placenta), não há problema com a parcialidade. O resultado da sexagem fetal é a mesma para os dois bebês, já que eles são idênticos.

O exame de sexagem fetal identifica síndromes genéticas?

Não, já que a sexagem fetal não é um exame médico e sim uma técnica para determinar o sexo do bebê e é realizado para satisfazer a curiosidade dos pais e não por questões de saúde. 

Portanto, para identificar possíveis síndromes genéticas é recomendado que a gestante realize o NIPT, que é um exame de triagem que tem como principal objetivo avaliar o DNA do feto e classificar a gestação como de alto ou baixo risco para algumas alterações cromossômicas (como a síndrome de Down e a síndrome de Edwards). 

Vale ressaltar que o NIPT, assim como a sexagem fetal, é realizado com uma simples amostra de sangue da mãe, ou seja, também não é invasivo e não apresenta absolutamente nenhum risco para a mãe ou para o bebê. 

A gente sabe que a gestação é acompanhada de uma série de ansiedades e dúvidas. Por isso, é muito bom ter algumas ferramentas extras, como a sexagem fetal e o NIPT, para ajudar as mamães e papais durante essa jornada. E para todas as gestantes: não esqueçam de fazer seus exames periodicamente e se consultar com o seu médico sempre que necessário.

Seja com o Teste de Sexagem Fetal ou outros examestestesvacinas check-ups, conte sempre com o Labi para te auxiliar nos cuidados com a saúde em todas as etapas da sua gravidez.  

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: