Tipos sanguíneos: conheça tudo sobre a tipagem sanguínea

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
24/10/2022
5 minutos de leitura

Os tipos sanguíneos variam de acordo com determinadas estruturas presentes nas células vermelhas do sangue. Essas estruturas, chamadas antígenos, podem ser do tipo A, do tipo B ou podem mesmo não estar presentes, determinando o tipo O (ou zero). Por fim, existe também outra classe de antígeno nas nossas células vermelhas: o fator Rh que pode ser positivo ou negativo.

Os tipos sanguíneos que são determinados pelas letras A, B, AB e O podem ter fator Rh positivo ou negativo, resultando em oito variações diferentes:

  • O positivo.
  • O negativo.
  • A  positivo.
  • A negativo.
  • B positivo.
  • B negativo.
  • AB positivo.
  • AB negativo.

Durante uma transfusão ou cirurgia é imprescindível saber a compatibilidade do sangue do doador e do receptor, por meio do exame de tipagem sanguínea com fator Rh. Confira a seguir a tabela de compatibilidade para doação e transfusão de sangue:

TIPO DE SANGUEPODE RECEBER DEPODE DOAR PARA
A+A+ A- O+ O-A+ AB+
A-A- O-A+ A- AB+ AB-
B+B+ B- O+ O-B+ AB+
B-B- O-B+ B- AB+ AB-
O+O+ O-O+ A+ B+ AB+
O-O-Todos
AB+TodosAB+
AB-A- B- O- AB-AB+ AB-

O que é tipagem sanguínea com fator Rh?

O exame de tipagem sanguínea com fator Rh é feito antes de uma transfusão de sangue ou para classificar o sangue de uma pessoa para doação. A tipagem sanguínea é uma maneira rápida e simples de garantir que você receba o tipo certo de sangue durante a cirurgia ou após uma lesão.

Se você receber sangue incompatível, pode levar a aglomeração de sangue ou aglutinação, o que é potencialmente fatal.

Tipagem sanguínea e gravidez

Outro momento essencial de ter o conhecimento de sua tipagem sanguínea é durante o período pré-natal. Dessa forma, mesmo antes de planejar ter filhos, é aconselhável que o casal saiba o tipo de sangue de cada um, pois em determinada situação é preciso tomar cuidado com a gravidez.

Se a mulher tem o fator Rh negativo, os cuidados devem ser redobrados ao engravidar. A primeira providência é descobrir o fator Rh do sangue do marido. Se o Rh do pai for positivo, existe a probabilidade de 50% para que o bebê seja como o pai.

Durante a gravidez há a possibilidade de contato entre o sangue do feto e o da mãe. No caso de feto Rh+ e mãe Rh-, o organismo da mãe cria anticorpos contra o sangue do feto que, ao cruzarem a placenta, podem causar danos ao embrião. Isso porque o organismo da mãe poderá reagir ao feto como se ele fosse um invasor, provocando sequelas que variam de leves a graves. 

Destas sequelas as mais preocupantes são icterícia, anemia profunda, danos cerebrais, surdez, insuficiência cardíaca, edema generalizado e aumento do fígado e do baço. Esta situação ocorre já na primeira gestação, mas tem chance maior na segunda gravidez ou nas subsequentes.

A boa notícia é que existe tratamento preventivo. A vacina imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D neutraliza o contato do sangue do feto com os anticorpos e deve ser aplicada nas mulheres Rh- que engravidaram de homens Rh+ até a 28ª semana ou no período pós-parto, quando da primeira gravidez. 

No Labi temos disponível a vacina imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D com pagamento facilitado em até 12 vezes. É necessária a apresentação de pedido médico para aplicação da vacina.

O seu médico saberá orientá-la se houver necessidade deste tratamento. A prevenção é o melhor remédio e ela começa com o exame de tipagem fetal com fator Rh .

Onde fazer tipagem sanguínea?

O exame de tipagem sanguínea com fator Rh é feito com amostra de sangue, que pode ser coletada em uma de nossas unidades modernas, acolhedoras e bem localizadas, espalhadas por São Paulo, interior, e Rio de Janeiro, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

O procedimento é muito simples, e o sangue é colhido de uma veia, geralmente localizada no braço. Por isso, o desconforto é muito leve e passa em pouco tempo.

No Labi, você pode fazer o exame de tipagem sanguínea com fator Rh por R$ 21,00 em até 12 vezes e sem precisar de agendamento. Basta chegar em nossa unidade com um documento de identidade com foto e não precisa de pedido médico. E o pagamento também é facilitado: dinheiro, cartão ou PIX. O que for melhor para você!

Seja com o exame de tipagem sanguínea ou com testes, check-ups ou vacinas, estamos prontos para te atender com os melhores preços do mercado, em todas as fases da vida. Temos mais de 700 testes e exames para todas as idades e fases da vida. Da criança ao idoso e não esquecendo da gestante, no Labi você pode cuidar da saúde sem complicação.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: