Aproveite o sol para formação de vitamina D, mas sem correr riscos

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
04/02/2019
3 minutos de leitura

Uma alimentação saudável para manter os ossos fortes e evitar osteoporose deve ter uma quantidade adequada de cálcio. No entanto a vitamina D também tem uma participação decisiva nesta situação, já que esta vitamina regula a absorção intestinal do cálcio, sendo fator determinante para a quantidade deste elemento absorvida diariamente. A falta de vitamina D reduz a absorção de cálcio.

Diferente do cálcio, cuja fonte é exclusivamente alimentar, a vitamina D pode ser absorvida no intestino a partir de alimentos ricos neste elemento como leite e derivados, ovos e peixes como atum e salmão, mas é principalmente a partir da pele exposta ao sol que o corpo consegue produzir as quantidades necessárias para uma vida saudável. A fonte alimentar supre apenas 10 a 20 % da necessidade de vitamina D.

O Labi recomenda

Bastam 15 a 20 minutos de exposição ao sol para que o corpo produza a quantidade de vitamina D recomendada pelos principais especialistas e órgãos de saúde. Mas é aqui que mora o perigo, o mesmo sol que contribui para produção de vitamina D pode causar o câncer de pele e envelhecimento precoce da pele.

Como vencer este dilema de forma adequada? Aposte no equilíbrio. A exposição ao sol por período limitado de 20 minutos, sem filtro de proteção solar, não compromete a prevenção do câncer de pele e possibilita níveis adequados de vitamina D.

Uma forma de aproveitar o sol para produzir vitamina D sem correr riscos é deixar uma pequena área dos braços e pernas sem aplicação do filtro solar. Mas lembre-se de não exceder os 20 minutos.

Entre os fatores que contribuem para a redução dos níveis de vitamina D pode-se citar o bloqueio de raios ultravioletas do tipo B (UVB) pelo vidro de janelas, a idade e o uso de filtro solar. Desta forma o banho de sol de idosos em locais fechados – com janelas – é totalmente improdutivo para a formação de vitamina D.

As alterações hormonais naturais da idade podem provocar fragilidade dos ossos. Por conta disso recomenda-se que idosos e mulheres após a menopausa verifiquem periodicamente os níveis de vitamina D.

Para esta vitamina funcionar bem, ela precisa primeiro ser ativada no fígado e no rim. Ou seja, é importante que esses órgãos estejam saudáveis, caso contrário é necessário realizar exames para verificar como está a ativação.

Avalie os seus níveis de vitamina D no Labi com o exame Vitamina D-25 Hidroxi. Está sem tempo? Peça coleta em casa.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: