Ar-condicionado, ventilador, piscina… tudo isso combina muito com o verão. Porém, é preciso lembrar que tudo isso em exagero pode comprometer a sua saúde – e, talvez, até as tão aguardadas férias.
Isso porque a combinação de calor intenso e ar seco acaba sendo favorável para que crianças e adultos usem demais esses eletrodomésticos para refrescar o ambiente ou acabam ficando tempo demais, por exemplo, na piscina. Tudo isso, e outros fatores, podem comprometer a saúde respiratória no verão. Confira abaixo alguns cuidados necessários.
As variações súbitas de temperatura aumentam a possibilidade de inflamação dos brônquios, responsáveis por levar ar aos pulmões, além de ressecar as vias nasais, tornando-as mais vulneráveis à proliferação de vírus e bactérias. Isso vale também para o ventilador.
Além disso, muitos aparelhos não possuem uma higienização correta, o que aumenta a presença de ácaros, fungos e bactérias no ambiente.
O calor em excesso, somado ao ar seco, leva o corpo a um estado de desidratação. Por isso, é muito importante beber bastante água. Utilize também umidificador de ar ou bacia de água no quarto para amenizar o clima seco.
Durante o verão é comum exagerar no tempo dentro da água, principalmente as crianças. O cloro pode provocar irritação nas vias respiratórias.
Nariz entupido, espirros, coceira, são sinais de que o nariz precisa ser lavado com soro fisiológico. Para aqueles que têm ou já tiveram doença pulmonar como bronquite e asma, os cuidados com a respiração devem ser em dobro. Especialmente nos idosos, pois eles podem desenvolver pneumonias mesmo sem ter sintomas clássicos como febre e tosse.
Assim como outras doenças, as alergias respiratórias podem ser evitadas com hábitos saudáveis. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e ter o sono em dia são ótimos remédios. E o verão é ideal para isso.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: