Hepatite B também é doença sexualmente transmissível

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
22/02/2019
3 minutos de leitura

A hepatite B é uma doença viral que ataca as células hepáticas, causando irritação e inflamação do fígado, um dos principais órgão vitais do nosso organismo. Entre as principais maneiras de transmitir o vírus, destacam-se os fluidos corporais (sangue, esperma e o leite materno na amamentação). Por conta disso, a hepatite B é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença sexualmente transmissível (DST) e anualmente causa mais mortes do que o HIV

Como o vírus tem um período de incubação, que pode durar de um a quatro meses, sempre que praticar sexo sem proteção é recomendável a realização do exame Anti-HBC Total após este período, a fim de evitar a transmissão da doença.

Além do uso de preservativos para evitar o contágio por DSTs, outra forma importante de evitar a contaminação é por meio da vacina contra a hepatite B.

O Labi recomenda

Sem vacina ou exame, a hepatite B pode permanecer no fígado por um longo período sem apresentar sintomas, podendo ser descoberta apenas em fase final de cirrose ou câncer de fígado.

Anualmente, vírus da hepatite B causa mais mortes do que o HIV. Exames e vacina são fundamentais para prevenção da doença.

Transmissão da hepatite B pela gravidez

Entre as consequências da hepatite B na gestação estão o parto prematuro e o risco de transmissão da doença para o bebê. Neste caso, o recém nascido pode sofrer com problemas graves como lesões hepáticas, câncer no fígado e até a morte. Por isso o exame Anti-HBC Total faz parte do grupo de exames pré-natal.

Além das gestantes, o exame para hepatite B também é de extrema importância para mulheres que possuem maior chance de exposição ao vírus, como:

• Pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
• Militares, Policiais e Profissionais do sistema carcerário;
• Coletores de lixo hospitalar e domiciliar;
• Manicures, pedicures e podólogos;
• Populações indígenas;
• Usuários de drogas compartilháveis.

Dada a importância do tratamento precoce, também é importante para a mulher descobrir que está grávida o quanto antes. Para isso basta fazer o exame Beta HCG (o famoso “Exame de Gravidez”) quando houver atraso na menstruação ou suspeita de gravidez.

Prevenção contra hepatite B

  • Uso do preservativo nas relações sexuais;
  • Materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
  • Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
  • Não compartilhar lâminas de barbear ou depilar;
  • Não compartilhar equipamentos para consumo de drogas.

Para confirmar a gravidez e seu estágio, o Labi dispõe de exame que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. A dosagem de Beta-HCG também deve ser feita em mulheres que estejam em idade fértil e que vão passar por procedimentos ou usar medicamentos contraindicados na gravidez. Isso porque, mesmo usando métodos contraceptivos, é possível que haja falha e que a mulher esteja grávida sem saber.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: