O que são as IST?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
25/07/2019
3 minutos de leitura

Apesar da orientação e alerta dos médicos, apenas um pouco mais da metade dos jovens entre 15 e 24 anos usam camisinha nas relações sexuais. Ou seja, mais de 50% corre o risco de contrair uma IST. Por essa razão, é extremamente importante o diálogo sobre as infecções para que, num futuro, a cadeia de transmissão seja interrompida e a qualidade de vida das pessoas melhore.

Você pode ter uma IST e não saber

IST é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Ela pode ser causada por uma bactéria, por um vírus ou outros agentes. Normalmente, são propagadas por meio das relações sexuais desprotegidas – inclusive sexo oral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de infecções sexualmente transmissíveis são adquiridas todos os dias no mundo todo. Apesar da maioria ser facilmente tratada, um grande problema das IST é que os sintomas não são facilmente percebidos. Muitas pessoas podem ter e não sabem.

O Labi recomenda

Quando fazer um teste?

Por causa da existência de casos em que os sintomas passam despercebidos, uma das formas de evitar as consequências tardias das IST é fazer exames de controle, principalmente, nas seguintes circunstâncias:

– Se você mudou de parceiro sexual
– Se seu parceiro tem ou teve uma IST
– Se você tem vários parceiros sexuais
– Se você percebeu alguma alteração compatível com os sintomas de IST (secreção uretral ou vaginal, feridas ou verrugas em genitais e dor ao urinar)

Quais são as IST mais comuns?

Existem diversos tipos de IST e a maioria pode ser transmitida por meio do sexo sem proteção (anal, vaginal e oral), do beijo, do contato pele com pele genital infectada, por brinquedos eróticos não higienizados e também da mãe para o bebê durante o parto.

Portanto, para não contrair qualquer tipo de infecção, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos. Não bobeie e cuide da sua saúde! Confira abaixo uma lista com as IST mais comuns:

Clamídia

Uma infeção causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Quando não tratada pode causar infertilidade nas mulheres.

Herpes Genital

Uma infecção provocada pelo vírus herpes HSV 2, que causa lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.

HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus que provoca verrugas genitais e até mesmo câncer. Existem diversas variações da infecção e os tipos 6 e 11 são os que, normalmente, ocasionam verrugas.

Gonorreia

Infecção causada pela bactéria Neisseria Gonorrhoeae. Assim como a clamídia, se não tratada, a gonorreia pode provocar infertilidade nas mulheres.

Sífilis

Infecção provocada pela bactéria Treponema Pallidum.

Tricomoníase Vaginal

A tricomoníase é uma IST muito comum causada pelo Trichomonas Vaginalis. Ela afeta a vagina e a uretra nas mulheres e o prepúcio nos homens.

HIV / AIDS

HIV é o vírus causador da Aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A doença costuma ser assintomática inicialmente até evoluir para AIDS.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: