Câncer de próstata – o que é e como diagnosticar

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
29/11/2022
7 minutos de leitura
Homem segurando fita do Novembro Azul

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais diagnosticado em homens em todo o mundo. Nos Estados Unidos, a American Cancer Society (ACS) estima que 268.490 homens terão diagnóstico da doença em 2022. No Brasil, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimou 65.840 casos e 15.841 mortes por câncer de próstata em 2022, o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Pensando nisso, e por conta do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a doença,  preparamos um artigo para te explicar sobre este câncer e quais são os principais exames e testes usados para diagnosticá-lo.

O que é câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula encontrada na parte inferior do abdômen do homem. Localizada sob a bexiga e ao redor da uretra, a principal função da próstata é produzir o fluido seminal, também conhecido como sêmen, líquido que contém os espermatozoides produzidos pelo testículo.

Resumidamente, quando um crescimento anormal e maligno de células – conhecido como tumor –  acontece na próstata, ele é chamado de câncer de próstata. 

Este câncer, assim como a maioria dos cânceres, pode se espalhar para outras áreas do corpo e causar a morte. Mesmo assim, segundo o Instituto Oncoguia, apesar de o câncer de próstata poder ser grave, a maioria dos homens com a doença não morrerá por conta dela. Estima-se 1 morte a cada 41 homens diagnosticados.

Câncer de próstata: sintomas

Algumas formas de câncer de próstata não são agressivas, então você pode não ter nenhum sintoma. No entanto, o câncer de próstata avançado geralmente causa sintomas urinários e sexuais.

Problemas urinários são comuns, porque a próstata está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra. Devido a esta localização, se um tumor cresce na próstata, ele pode pressionar a bexiga ou a uretra causando os sintomas a seguir:

  • Necessidade frequente de urinar, sobretudo à noite.
  • Fluxo de urina mais lento ou mais fraco que o normal.
  • Sangramento ao urinar.
  • Fluxo urinário interrompido.

Já os sintomas sexuais incluem:

  • Disfunção erétil: também conhecida como impotência sexual, essa condição faz com que o homem não consiga manter uma ereção, e pode ser um sintoma de câncer de próstata. 
  • Sangue no sêmen: sobretudo, quando o sangue é observado após a ejaculação.

É importante lembrar que os sintomas urinários relacionados ao câncer de próstata são mais comuns em estágios iniciais da doença. 

Dica importante: conheça bem o seu corpo, observe-o! Assim, você saberá identificar rapidamente, caso algo esteja fora do comum. 

Outra dica é manter uma relação de proximidade e confiança com o seu médico, pois, não existe um consenso sobre a necessidade de pessoas assintomáticas fazerem ou não exames de rastreio para o câncer de próstata.

Sobre isso, autoridades de saúde são unânimes em afirmar que, apenas médico e paciente, por meio de uma conversa transparente, conseguirão avaliar, de acordo com o histórico e fatores de risco, se os exames de rastreio que explicaremos a seguir são necessários.

Exame de PSA

O PSA, também conhecido por antígeno prostático específico, é uma enzima produzida pela próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações no órgão, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou até mesmo câncer.

As medições dessa enzima são feitas de acordo com a solicitação médica e podem ser do PSA Total, que corresponde a quantidade total de PSA presente no organismo, ou do PSA livre que é a quantidade de PSA que circula solta no sangue, sem estar ligada a nenhum outro elemento.

Para que se possa saber de fato se há qualquer alteração na próstata, o médico recomenda a realização da dosagem de  PSA Livre/ Total, que é a relação entre o PSA livre e o PSA total, fundamental para diagnóstico do câncer de próstata. Quando o homem tem PSA Total acima da normalidade, o urologista indica a realização do PSA Livre/ Total, para refinar a investigação de problemas na próstata. 

O valor do PSA também pode estar aumentado devido a uma infecção urinária, retenção urinária ou devido à realização recente de algum procedimento médico na região, como cistoscopia, toque retal, biópsia e cirurgia da próstata. Dessa forma, é muito importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico que solicitou o exame

Na maioria dos casos, o Exame de PSA Total é recomendado para todos os homens a partir dos 45 anos de idade, pelo menos, 1 vez ao ano ou sempre que existir suspeita de uma alteração urinária, ou na próstata. O Exame de PSA Total é super simples e é feito apenas com uma pequena amostra de sangue. 

Exame de toque retal

No exame de toque retal o médico urologista avalia, através do toque, o tamanho, densidade e formato da próstata, além de verificar a presença de nódulos e outras anormalidades neste órgão, para avaliar se existe alguma alteração no órgão que pode indicar a presença de doenças como câncer de próstata, hiperplasia benigna da próstata, fissura anal, hemorroidas e outros. 

Portanto, ele é um exame muito importante para auxiliar no diagnóstico precoce de câncer de próstata, aumentando as chances de cura. O procedimento é rápido, indolor e não traz riscos à saúde.

Por conta de sua importância, o toque retal é indicado para homens a partir dos 50 anos com ou sem sinais e sintomas de alteração no órgão, e em homens a partir dos 45 anos com histórico de câncer de próstata na família antes dos 60 anos.

Onde fazer o Exame de PSA?

Você pode fazer os exames de PSA Livre e PSA total pelos melhores preços do mercado e com todo o sigilo em uma de nossas unidades modernas e bem localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em casa, nosso atendimento domiciliar. Você pode comprar estes e outros exames pelo site do Labi em poucos cliques.

O time de saúde do Labi também te ajudará com as principais orientações sobre o preparo para estes exames.E para descomplicar ainda mais o seu cuidado com a saúde, o Labi conta com o Check-up do Homem mais de 45 anos, o Check-up do Homem até 45 anos e o Check-up do Homem Trans. São diversos exames em uma única coleta e você pode consultar o resultado em poucos cliques no nosso site. Não deixe de se cuidar!

Artigos Relacionados: 

Saúde do homem e doenças cardiológicas

Prostatite: causas, sintomas e tratamento

A importância do check-up no início do ano

Bebidas alcoólicas e os cuidados com consumo excessivo no fim do ano

TAGS: câncer de próstata Novembro Azul
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: