Novembro Azul: câncer de próstata e o exame de PSA

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
03/11/2021
7 minutos de leitura
Homem musculoso sorrindo

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), existe uma estimativa de 65.480 novos casos da doença em cada ano, no período de 2020-2022. 

Sabemos que cuidar da saúde nem sempre está entre as prioridades dos homens e, por isso, foi criada a campanha do Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e de fazer exames e check-ups regularmente para prevenir e/ou diagnosticar precocemente o câncer de próstata. 

Mas e você? Tem alguma dúvida sobre o que é o câncer de próstata e quais são as melhores maneiras de preveni-lo? Então fizemos esse artigo para você tirar todas as suas dúvidas e se lembrar que cuidar da saúde é indispensável e não pode – em hipótese alguma – ser deixado de lado.   

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula masculina que se localiza na parte baixa do abdômen e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides.

O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Em geral, ele cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

Apesar de ser mais raro, alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se disseminar rapidamente, mas a maioria se desenvolve lentamente e, se detectado precocemente, a chance de cura é de até 90%. 

Fatores de risco do câncer de próstata:

Apesar de não serem decisivos para determinar se a pessoa terá ou não a doença, existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer, sendo os principais:

  • Idade: nove em cada dez casos de câncer de próstata no Brasil ocorrem em pessoas com mais de 50 anos. Por isso, é essencial que homens com 50 anos ou mais não descuidem da saúde e realizem check-ups periódicos e consultem seu médico regularmente.
  • Sobrepeso: a obesidade é um ponto de atenção não só para o câncer de próstata mas como para outras formas da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 13% dos casos de câncer no Brasil têm relação com a obesidade e o excesso de gordura corporal é um fator agravante para o desenvolvimento da doença.
  • Histórico familiar: pessoas cujo pai, irmão ou avô tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco e devem ficar atentas.

Sintomas de câncer de próstata:

Vale lembrar que na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas porém, quando apresenta, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

E se você tiver com alguns desses sintomas não há motivo para se desesperar! Eles também são muito comuns em doenças benignas da próstata que ocorrem com frequência, como por exemplo, a hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata, afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade. Esses sinais também podem acontecer em casos de prostatite que é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

O que é o PSA? 

O PSA, também conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações no órgão, como por exemplo, prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou até mesmo câncer de próstata. 

Na maioria dos casos, o Exame de PSA Total é recomendado para todos os homens a partir dos 45 anos de idade, pelo menos 1 vez ao ano e ele também deve ser feito sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O Exame de PSA Total é super simples e é feito apenas com uma pequena amostra de sangue e aqui no Labi, você escolhe se prefere fazer o exame em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar. 

Exame de PSA

Vale lembrar que apenas o Exame de PSA Total não é suficiente para diagnosticar o câncer de próstata e, existem outros exames que aumentam a suspeita de câncer como toque retal, ultrassonografia e ressonância magnética. O diagnóstico definitivo é feito pelo exame anatomopatológico do material de biópsia. É muito importante que o resultado dos exames sejam avaliados por um médico.

Como prevenir o câncer? 

Segundo a Universidade de São Paulo (USP),  algumas mudanças de hábitos podem evitar até 63 mil mortes por câncer todos os anos. Claro que mudar alguns hábitos nocivos à saúde não impedem que a pessoa tenha câncer, mas ajuda – e muito – a minimizar os riscos de desenvolver a doença. 

Entre os hábitos que podem te ajudar a evitar o câncer de próstata e que com certeza irão melhorar sua saúde e sua qualidade de vida podemos destacar:

  • Ter uma alimentação saudável.
  • Manter o peso corporal adequado.
  • Praticar atividade física.
  • Não fumar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar desses fatores serem importantíssimos, não se esqueça que a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata é cuidando regularmente da saúde, fazendo anualmente as visitas médicas recomendadas e os exames e check-ups necessários, especialmente nos homens com mais de 45 anos. A realização de exames periódicos permite o diagnóstico precoce, o que aumenta muito as chances de cura e o sucesso do tratamento. 

E sempre pensando em ajudar a cuidar da sua saúde, o Labi conta com o Check-up do Homem mais de 45 anos que reúne 22 exames em uma única coleta de sangue. Dentre eles, estão disponíveis exames que avaliam fatores de risco para doenças do coração (nível das gorduras e proteína C reativa), metabolismo do açúcar; o funcionamento do rim, fígado, ossos e da tireoide, além da análise de hemograma que avalia a saúde geral das pessoas e o Exame de PSA Total, para avaliar possíveis alterações da próstata.

Check-up do homem mais 45

Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e faça um check-up no Labi de forma simples, descomplicada e da maneira que melhor se encaixa na sua rotina, seja em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, estamos sempre preparados para te oferecer o melhor do cuidado pelos melhores preços do mercado.

Artigos Relacionados: 

Saúde do homem e doenças cardiológicas

Prostatite: causas, sintomas e tratamento

A importância do check-up no início do ano

Bebidas alcoólicas e os cuidados com consumo excessivo no fim do ano

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: