Labi lança Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
09/06/2021
4 minutos de leitura
Close tira sangue da veia de uma pessoa para-análise e teste de vírus

Estar imunizado contra a COVID-19 é o maior desejo de todos no momento, já que ela nos protege do vírus e impede o adoecimento. Por conta disso, a vacinação é a melhor, mais segura e mais rápida maneira de superarmos a pandemia. Mas, afinal, como podemos nos assegurar que estamos, de fato, protegidos da COVID-19? Existe uma maneira de quantificar a imunidade adquirida após a vacinação?

Pensando em responder essas dúvidas e trazer mais segurança para as pessoas, o Labi lançou o Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes, que combina dois testes – o Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG) e o Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes (IgG) – para detectar anticorpos anti-coronavírus do tipo anti-Spike e também os que possuem uma correlação com teste de neutralização viral, responsáveis por impedir a reprodução do vírus e o adoecimento, podendo ser produzidos após infecção pela COVID-19 ou após a vacinação contra o coronavírus.

Vale lembrar que o Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes não analisa se há presença do vírus no paciente, como nos testes de PCR. Ele indica a quantidade e a qualidade da resposta do organismo para se defender contra o Sars-Cov-2, ou seja, ele mostra se o paciente já teve algum contato com o coronavírus e se ele desenvolveu uma resposta imunológica à doença. 

O que são anticorpos neutralizantes?

O anticorpo neutralizante é o responsável por bloquear a entrada do vírus nas células humanas. Esses anticorpos podem ser produzidos naturalmente através da resposta imunológica que ocorre no organismo após uma infecção ou podem ser produzidos a partir da vacinação.

No caso da COVID-19, sabemos que o vírus utiliza a proteína Spike – presente em sua estrutura viral – para se acoplar à nossa célula e conseguir se infiltrar em nosso organismo. Portanto, um dos anticorpos anti-coronavírus neutralizantes produzidos pelo organismo é o anti-spike, que impede essa proteína de se acoplar nas células, assim sendo, o coronavírus não consegue se reproduzir e é eliminado pelo sistema imunológico.   

Qual a diferença do Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes para os outros Testes de COVID?

Os testes indicados para pós-infecção, como Teste de Anticorpos Coronavírus (IgG e IgM) – Pós-infecção, detectam a presença de anticorpos contra diversos componentes do vírus para descobrir se houve contato prévio do indivíduo com a Sars-CoV-2, mas não analisam se eles são ou não do tipo neutralizantes. 

Já o Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes foi desenvolvido para identificar a resposta imune do organismo, detectando os anticorpos que têm a possibilidade  de bloquear a ligação da proteína presente na estrutura viral ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2. Impedindo assim, a reprodução do vírus e o adoecimento da pessoa.  

Como fazer o Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes?

O teste é feito a partir de uma amostra de sangue e é recomendado aguardar 30 dias após a vacinação completa ou 14 dias após a infecção por coronavírus antes de fazer o teste, pois esse é o tempo de resposta no qual o sistema imunológico começa a produzir os anticorpos contra o vírus. Se o teste for realizado antes desse período, seus resultados podem ser inconclusivos.

Depois de esperar esse período, você pode fazer o Teste de Anticorpos Coronavírus Neutralizantes em qualquer uma de nossas unidades ou realizar o exame no conforto do seu lar, através da nossa coleta domiciliar. Nossos resultados ficam prontos em até um dia útil, são super fáceis de entender e você ainda conta com uma equipe médica disponível para te orientar sobre resultados alterados. 

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

A boa respiração no verão
Hábitos Saudáveis

A boa respiração no verão

06/01/2020 2 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: