O resfriado é uma infecção comum do trato respiratório superior que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus.
Destes, os grupos rinovírus, adenovírus, coronavírus (mesma família do SarsCoV-2) e vírus da parainfluenza são os mais comuns e têm preocupado pais e familiares que, após 2 anos de pandemia e crianças em casa, têm observado um aumento no número de casos de resfriado em crianças pequenas.
Pensando nisso, conversamos com o Dr. Paulo Telles, Pediatra e Neonatologista, sobre estes vírus respiratórios, como prevenir o que fazer caso a criança esteja doente. Confira.
As crianças acabam entrando em contato com dezenas de vírus respiratórios ao longo da infância.
Os vírus mais comuns costumam ser: adenovírus, rinovírus, enterovírus, os coronavírus sazonais 229E, HKU1, NL63, OC43, SarsCoV-2 (causador da Covid-19), Metapneumovirus, vírus da Influenza A e B, parainfluenza 1, 2,3,4 e o Vírus Sincicial Respiratório causador da bronquiolite.
As crianças que frequentam escolas e creches acabam sendo mais afetadas. Na maioria das vezes, a evolução é benigna, semelhante a um resfriado ou gripe, mas como todos vírus respiratório pode evoluir com broncoespasmo, dificuldade para respirar, insuficiência respiratória, e pode complicar para pneumonia, otite e sinusite.
Os sintomas mais comuns do rinovírus são febre, dor de garganta inflamada, nariz escorrendo, tosse, espirros, dor de cabeça, olhos lacrimejando e dor no corpo, sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe comuns.
Apesar de os sintomas do rinovírus serem, na maioria dos casos, brandos, é necessário que os pais fiquem atentos a sua evolução e procurem atendimento médico, caso seja necessário.
Na maioria das vezes o quadro se resolverá sozinho e devemos tratar apenas os sintomas, como controlar a febre, beber bastante água, fazer lavagem nasal e ficar atentos a qualquer sinal de piora clínica e complicações.
A prevenção é feita como em todos os vírus respiratórios: distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, deixar espaços mais ventilados e isolamento social. É importante não mandar seus filhos à escola quando estiver com sintomas
No momento não existe vacina específica contra o rinovírus
A suspeita do diagnóstico pode ser feita clinicamente e a confirmação através de exame chamado PCR para vírus respiratórios realizado com cotonete no nariz.
Dr Paulo Telles, Pediatra e Neonatologista
Você pode descobrir o agente causador do resfriado com o Painel Respiratório 24 patógenos, um produto exclusivo do Labi, com resultado em 2 dias úteis. O Painel pode ser feito em uma de nossas unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e Rio de Janeiro, sem precisar de agendamento, ou no conforto da sua casa com o Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar. E o pagamento é facilitado: PIX, cartão de crédito e em até 12 vezes. Você escolhe!
Seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte com o Labi para te ajudar a cuidar da saúde sem complicação.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: