Teste de paternidade: como é feito e quanto custa

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
10/01/2023
4 minutos de leitura

Com certeza você já ouviu falar no teste de paternidade, exame feito a partir de uma análise de amostras de DNA do filho, do suposto pai ou dos avós paternos, que podem ser colhidas pelo sangue ou pela mucosa oral (saliva), e tem como objetivo verificar o nível de parentesco entre estas pessoas.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), no Brasil, em 2021. 6,3% das crianças não tinham o nome do pai, o que mostra a importância de falarmos sobre reconhecimento de paternidade e as formas mais modernas de fazê-lo. Pensando nisso, neste artigo explicaremos os principais pontos sobre o Teste de Paternidade.

Como funciona o teste de paternidade

Para esse exame é necessário que os participantes, suposto pai e filho, compareçam no mesmo dia e horário no laboratório para a coleta do material genético. É extremamente importante que nenhum dos envolvidos tenha feito transplante de medula óssea nos últimos seis meses. Já nos casos de transfusão de sangue recente, pode ser recomendado uma nova coleta. 

Na análise, observamos presença de material genético do suposto pai no espécime do filho. Dessa forma, obrigatoriamente um dos alelos do filho deve ser igual ao do pai para confirmar a paternidade. No Labi, o resultado do teste é liberado em 14 dias e é 99,9% confiável.

No dia marcado para o exame, deve-se levar os seguintes documentos: 

  • Filho(a) menor de idade: certidão de nascimento e, quando a criança ainda não tiver sido registrada, a declaração de nascido vivo fornecida pela maternidade.
  • Adultos: documento de identificação com foto (original e uma cópia). Caso o suposto pai seja menor de idade, é necessário também estar acompanhado pelo responsável legal ou apresentar uma declaração registrada em cartório em que o responsável autoriza a participação no exame.

Onde fazer um Teste de Paternidade?

No Labi Exames, estão disponíveis testes de paternidade com diagnósticos rápidos e confiáveis. Os resultados ficam prontos em poucos dias e, por conta da confidencialidade do teste, podem ser consultados de duas maneiras:

  • Retirada pessoalmente em qualquer uma de nossas unidades com protocolo de retirada e documento de identificação (RG, CNH ou RNE);
  • Envio ao e-mail cadastrado durante a coleta.

Temos 3 opções de teste para a sua necessidade: Paternidade Duo (teste em que apenas o suposto pai e filho têm uma amostra coletada), Paternidade Trio (mãe, suposto pai e filho são testados) e Paternidade Trio (avós paternos e suposto filho são testados).

Tipos de Testes de Paternidade

No exame Trio é possível definir, entre as regiões analisadas do DNA do filho, qual é a parte que vem da mãe e qual é a parte derivada do pai. Já o teste Duo, por não conter o material genético da mãe, é tecnicamente mais complexo. Dessa forma, para obter a mesma precisão do Trio, é utilizado um número maior de marcadores genéticos no DNA.  Por fim, no teste Trio feito com avós paternos a análise para confirmar o parentesco é feita com base na coleta das amostras do filho, da mãe biológica e dos supostos avós paternos.

Para a análise é importante que os participantes não tenham recebido transplante de medula óssea nos últimos seis meses. Já nos casos de transfusão sanguínea recente, o laboratório poderá solicitar nova coleta de material.

Quanto custa um Teste de Paternidade?

Independente do teste que você escolher, no Labi, acreditamos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado. Por isso, temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: