Por que a Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D precisa de pedido médico?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
25/08/2021
4 minutos de leitura
Mulher grávida com a mão na barriga

Sabemos que a missão do Labi é descomplicar ao máximo os cuidados com a saúde, sendo assim, sempre buscamos reduzir as burocracias para você fazer seus exames e tomar suas vacinas de maneira segura, simples e rápida. 

Por isso, não exigimos pedido médico para a maioria de nossas vacinas. Mas você sabe por que algumas vacinas não precisam de pedido médico e para outras o encaminhamento é indispensável?

Conversamos com a Drª Aline Scarabelli, responsável pela operação de vacinas do Labi, para tirar suas dúvidas sobre o assunto. 

Quais vacinas exigem pedido médico?

Segundo a Drª Aline, as vacinas que exigem pedido médico são aquelas indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBim) à uma população específica, portanto, precisam de uma avaliação médica para que a aplicação seja recomendada. 

Aqui no Labi, uma de nossas vacinas precisa de pedido médico para ser aplicada: a Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D.

Para quem é indicada a vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D?

Essa vacina é indicada, em linhas gerais, para gestantes com Rh negativo que estão grávidas de bebês com Rh positivo. A recomendação dela depende também de outros fatores como o número de bebês que a gestante já teve e se o Rh do pai da criança é positivo ou negativo. E todos esses fatores só podem ser constatados por meio de avaliação médica.

No caso específico da Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D é necessário avaliação do ginecologista e/ou obstetra para tomar o imunizante.

Para que serve a Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D? 

Fator Rh positivo na gravidez

O fator Rh é uma molécula presente na superfície dos glóbulos vermelhos, que determina se o tipo sanguíneo da pessoa é positivo ou negativo. Quando há a presença do fator Rh no organismo, a pessoa tem sangue positivo, caso contrário ela tem um tipo sanguíneo negativo.

No caso de gestantes, podem ocorrer problemas se o bebê for Rh positivo e a mãe tiver Rh negativo. Isso porque o sistema imunológico da mulher pode identificar os glóbulos vermelhos do feto como sendo corpos estranhos e produzir anticorpos, conhecidos como anticorpos anti-Rh, para destruir as células sanguíneas Rh positivas do feto. 

Se os anticorpos anti-Rh atravessarem a placenta e chegarem até o feto, eles podem destruir alguns dos glóbulos vermelhos do bebê, o que pode levar a um quadro de anemia na criança.

Vale ressaltar que esses casos são raros durante a primeira gravidez porque a mulher só entra em contato com o sangue do bebê durante o parto, portanto, não dá tempo da mulher produzir anticorpos contra o fator Rh do feto. Mas no caso de uma segunda gestação, o sistema imunológico da mulher pode já ter produzido anticorpos anti-Rh em seu organismo. 

Por isso, ela estará mais propensa a ter problemas nas gestações seguintes, já que a cada gravidez após a sensibilização (contato entre o Rh negativo da mãe e o Rh positivo da criança), a mulher produz anticorpos anti-Rh mais cedo e em quantidades maiores.

Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D

Para evitar complicações relacionadas com o Rh da mãe e do bebê, é importante que o pré-natal seja feito de acordo com a orientação do médico, principalmente se o pai tiver o fator Rh positivo, já que nesse caso existe risco do bebê herdar o fator Rh do pai e ser também positivo. 

Caso o médico conclua que existe esse risco, ele indicará que a mulher tome a Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D que tem como objetivo prevenir a produção de anticorpos contra o sangue do bebê. Dessa maneira, se evita a sensibilização da mãe ao Rh do bebê, impedindo possíveis complicações durante a gestação e o parto. 

Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D

E lembre-se sempre que o Labi está preparado para te ajudar nos cuidados com a saúde durante todas as etapas da maternidade e oferecemos vacinas, testes, exames e check-ups que se adequam às suas necessidades e a da sua família. E tudo isso no conforto do seu lar, com praticidade e resultados de altíssima precisão.

TAGS: Vacinas
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: