Vacina de HPV: saiba tudo sobre este imunizante

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
19/08/2022
8 minutos de leitura
Menina recebendo vacina contra HPV

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo e uma das IST‘s (infecções sexualmente transmissíveis) mais recorrentes. Além disso, o HPV é responsável por quase todos os casos de câncer de colo do útero,  terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Existem mais de 100 variações do vírus HPV e a maioria delas não causa grandes danos ao organismo, porém, algumas variantes são extremamente prejudiciais à saúde podendo levar a doenças graves.

O HPV-16 e o HPV-18 são os tipos de papilomavirus humano cancerígenos mais comuns e são responsáveis por quase 70% dos casos de câncer de colo de útero, além de contribuem para o surgimento de casos de câncer peniano, câncer anal, câncer na cavidade oral e traqueia. 

Já o HPV-6 e o HPV-11 são dois tipos do vírus que não causam câncer, porém são responsáveis por causar verrugas genitais – também conhecidas como crista de galo – que atrapalham a vida sexual e causam desconforto na região genital. É importante ressaltar que as pessoas podem ser infectadas com mais de uma variante do vírus HPV ao mesmo tempo.

O HPV é transmitido principalmente por contato sexual e a maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. Por conta disso, se vacinar contra o HPV é imprescindível. 

HPV: Sintomas

Muitas vezes, a infecção pelo HPV não causa nenhum sintoma perceptível ou problemas de saúde. Na verdade, 90% das infecções por HPV (9 em cada 10) desaparecem por conta própria em dois anos, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

No entanto, como o vírus ainda está no corpo de uma pessoa durante esse período, essa pessoa pode transmitir o HPV sem saber. Daí a importância de se vacinar pelo seu bem e pelo bem do seu parceiro ou parceira.

Para que serve a Vacina de HPV?

A Vacina de HPV quadrivalente imuniza o organismo contra o HPV 16 e 18, diminuindo drasticamente as chances de desenvolver câncer de colo de útero, e contra os tipos 6 e 11 que causam as verrugas genitais. 

Além disso, a resposta do sistema imunológico após a vacinação contra o HPV é muito mais forte do que a resposta após a infecção natural, fornecendo às pessoas uma proteção imune forte e de longo prazo contra o HPV.

Vale ressaltar que a Vacina de HPV Quadrivalente tem eficácia comprovada e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem pode tomar a vacina de HPV?

Segundo a OMS, a melhor maneira de prevenir o HPV é ser vacinado antes de iniciar a atividade sexual, já que as vacinas são preventivas e não podem tratar infecções já existentes ou doenças associadas ao HPV.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam que a Vacina de HPV Quadrivalente seja tomada principalmente por: 

  • Meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade, o mais precocemente possível.
  • Meninos e homens jovens de 9 a 27 anos, o mais precocemente possível. 

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) ressalta que homens e mulheres em idades fora da faixa de licenciamento – ou seja, mulheres acima de 45 anos e homens acima de 27 anos – também podem ser beneficiados com a vacinação, de acordo com critério médico.

A Vacina de HPV Quadrivalente só é contraindicada nos seguintes casos:

  • Gestantes, à princípio, devem adiar a vacinação;
  • Quando se tem algum tipo de alergia aos componentes da vacina.

Lembre-se: tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) ressaltam a importância de tomar a Vacina de HPV Quadrivalente ainda na infância (a partir dos 9 anos de idade), antes do início da vida sexual. Essa é a maneira mais eficaz de evitar a infecção por HPV.

Quem tem HPV pode tomar a vacina?

Como a Vacina do HPV Quadrivalente protege contra vários tipos de  papilomavírus humano (HPV) pessoas que já tiveram HPV podem tomar a vacina se tiverem indicação médica.

Além disso, é importante ressaltar que essa vacina não é indicada para tratamento da infecção pelo HIV ativa, nem do câncer de colo de útero, vaginal ou de vulva.

Como a Vacina de HPV age no organismo?

A Vacina de HPV Quadrivalente é uma vacina inativada, tipo de vacina que usa agentes mortos, alterados, ou apenas partículas do vírus para forçar uma resposta do sistema imunológico. A função desses componentes é reduzir ao máximo o risco de infecção e estimular o sistema imune a produzir anticorpos, de forma semelhante ao que acontece quando somos expostos ao vírus, porém sem causar a doença.

No caso das vacinas inativadas, como a de HPV, elas nem chegam a “imitar” a doença. O que fazem é enganar o sistema imune, pois este acredita que o agente infeccioso morto, ou uma partícula dele, representa perigo real e desencadeia o processo de proteção. 

Por isso, a Vacina de HPV quadrivalente não contém o DNA do vírus em sua composição, ela possui apenas proteínas da estrutura viral. Estas proteínas são chamadas de VLP (vírus-like particle), ou seja, partículas semelhantes ao vírus. Estas proteínas induzem a produção de grandes quantidades de anticorpos no organismo, mas não tem capacidade de produzir a doença.

Quantas doses tem a vacina de HPV?

A Vacina de HPV Quadrivalente possui um esquema vacinal, ou seja, quantidade e tempo entre as doses, que varia de acordo com a idade em que a pessoa recebe a primeira dose:

Entre 9 a 14 anos:

  • Necessário tomar duas doses.
  • Intervalo de seis meses entre uma dose e outra. 

A partir dos 15 anos: 

  • Necessário tomar três doses.
  • A segunda dose deve ser tomada dois meses após a primeira dose e a terceira deve ser tomada seis meses após a primeira dose. 

Vale ressaltar que independentemente da idade, pessoas imunodeprimidas por doença ou tratamento também devem receber três doses do imunizante e, assim como pessoas a partir dos 15 anos, devem tomar a segunda dose dois meses após a primeira dose e a terceira, seis meses após a primeira dose.

Onde tomar a vacina de HPV?

A Vacina de HPV quadrivalente está disponível no SUS, porém o Programa Nacional de Imunizações (PNI) inclui apenas alguns grupos na vacinação contra o HPV. Podem se vacinar pela rede pública, segundo o Ministério da Saúde, as seguintes pessoas: 

  • Meninas de 9 a 14 anos
  • Meninos de 11 a 14 anos
  • Mulheres imunossuprimidas (portadoras de HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres) de 9 a 45 anos.
  • Homens imunossuprimidos (portadores de HIV/Aids, transplantados e portadores de cânceres) de 9 a 45 anos.

No caso de homens e mulheres imunossuprimidos é necessário apresentar prescrição médica da vacina de HPV para a aplicação do imunizante na rede pública.

Por outro lado, no Labi, a Vacina de HPV Quadrivalente está disponível para todas as pessoas a partir de 9 anos, sem restrição de idade e sem necessidade de pedido médico. Além disso, você pode comprar a vacina em nosso site de maneira prática e com preços acessíveis.

No Labi, você pode tomar a Vacina de HPV Quadrivalente no conforto da sua casa e o pagamento pode ser feito pelo site com PIX, cartão de crédito e em até 12 vezes. 

E lembre-se: seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte sempre com o Labi para te ajudar a descomplicar seus cuidados com a saúde. Quer saber mais sobre nossas vacinas? Acesse o nosso site. 

Artigos Relacionados:

Saúde feminina: as doenças mais comuns entre as mulheres e como prevení-las

Consequências das ISTs: veja a importância de se cuidar

Sintomas das IST: atenção aos sinais

O que são as IST?

TAGS: HPV Vacina de HPV
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: