Catapora: saiba tudo sobre a vacina que protege contra a doença

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
01/04/2022
5 minutos de leitura

Todo mundo conhece as famosas pintinhas vermelhas que sinalizam a catapora, que também é conhecida como varicela. Sendo extremamente desagradável, devido à coceira intensa, essa infecção incomoda bastante as crianças e adultos que se contaminam.

Mas, você sabia que existe uma vacina contra a catapora? No artigo abaixo tiramos suas dúvidas sobre a catapora e Vacina de Varicela, que protege contra a doença.  

O que é a catapora?

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença contagiosa causada pelo vírus Varicela-zoster, que se manifesta através de pintinhas vermelhas, bolhas e crostas pelo corpo e intensa coceira. A catapora afeta, especialmente, crianças, mas pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo neste caso, mais grave.

Como pega catapora

O contágio da catapora ocorre através do contato com gotículas de saliva, tosse ou espirro da pessoa contaminada e/ou do contato direto com o líquido das feridas. A infecção é alta e facilmente transmissível e, por isso, as pessoas contaminadas devem ficar isoladas e evitar frequentar espaços públicos e ter contato com outras pessoas.

Sintomas de catapora:

Os sintomas de catapora costumam surgir até 20 dias após o contato com o vírus, e entre eles podemos destacar:

  • Febre alta;
  • Aparecimento de manchas vermelhas e/ou pequenas bolhas, que podem conter líquido, coçam e que se espalham rapidamente pelo corpo;
  • Aparecimento de feridas na pele, que se formam devido à coceira intensa;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Mal estar geral.

As bolhas da catapora podem aparecer em estágios diferentes da infecção, podendo aparecer – ao mesmo tempo – bolhas com líquido, enquanto outras já estão cicatrizando, com crosta. É importante que a pessoa saiba que, enquanto as bolhas tiverem líquido, a pessoa pode contaminar outros e, por isso, deve se manter isolada.

Os sintomas de catapora no bebê são os mesmos acima citados, no entanto, também pode surgir tosse e secreção nasal antes do aparecimento das bolhas. Na presença de sinais e sintomas de catapora, é importante procurar um médico e confirmar o diagnóstico. 

Catapora pega duas vezes? 

Quem já teve catapora uma vez, está protegido contra a doença e não pode ter a infecção novamente. No entanto, em alguns casos, o indivíduo que apresentou catapora na infância pode desenvolver a herpes zóster, principalmente idosos e pessoas com o sistema imune comprometido. 

Para que serve a vacina contra catapora?

A vacina contra a catapora, ou Vacina de Varicela, enfraquece o vírus e previne a forma mais grave da doença. Assim, se a pessoa for vacinada e pegar catapora, poderá haver o desenvolvimento de uma forma mais leve da doença, apresentando até menos bolhas típicas da catapora, que por vezes nem chega a ser diagnosticada.

Como funciona a Vacina de Varicela?

A Vacina de Varicela é uma vacina atenuada, ou seja, ela contém formas mais enfraquecidas dos vírus varicela. Essas frações do vírus não são capazes de causar a infecção, mas são suficientes para treinar e proteger o sistema imunológico contra a doença. 

Quem pode tomar a Vacina de Varicela?

A Vacina de Varicela é recomendada para crianças a partir de 12 meses e, excepcionalmente em situações de surto, para crianças a partir de 9 meses. Além disso, o imunizante é recomendado para todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram catapora e não foram vacinados na primeira infância.

Quem não pode tomar a Vacina de Varicela?

A Vacina de Varicela é contraindicada para as seguintes pessoas: 

  • Pessoas que tenham alergia a qualquer dos componentes da vacina ou que tiveram alguma reação alérgica à dose anterior. 
  • Gestantes.
  • Pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor, devem consultar um médico antes de tomar o imunizante.

Quantas doses têm a Vacina de Varicela?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da Vacina de Varicela

  • Primeira dose: aplicar aos 12 meses de idade.
  • Segunda dose: aplicar entre os 15 e 24 meses de idade. 

Para crianças até 11 anos, o intervalo mínimo entre as duas doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram a doença ou que não foram vacinados) são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses entre elas.

Em situação de surto, ou ainda quando há um caso de catapora dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses — essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada. A criança deverá tomar as duas doses de rotina, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses de idade.

Vacina de Varicela no Labi 

No Labi, você pode tomar a Vacina de Varicela, que está disponível para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.

Aqui no Labi, você conta com as vacinas mais modernas e que são eficazes para todas as idades e tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar de casa. Proteja você e sua família  com nossos exames, testes, vacinas e check-ups de maneira prática e descomplicada.

TAGS: Vacinas para mulheres

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Diabetes: quando fazer um check-up
Check-ups

Diabetes: quando fazer um check-up

16/12/2022 6 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: