Gordura no fígado: quais os sintomas e como prevenir

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
19/12/2022
6 minutos de leitura

A doença hepática gordurosa não alcoólica, conhecida popularmente como gordura no fígado ou fígado gorduroso, atinge aproximadamente 25,24% em todo o mundo. Essa condição é preocupante, pois pode evoluir para fibrose, cirrose, insuficiência hepática e alguns tipos de câncer.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Fígado, segundo dados de 2020, estima-se que 30,45% dos brasileiros têm gordura no fígado, aproximadamente 65 milhões de pessoas. Na população diabética esses índices podem chegar a 50%, números extremamente altos considerando que a hepática gordurosa não alcoólica pode ser prevenida com medidas relativamente simples, como o controle do peso.

Neste artigo do Blog, explicaremos o que é a gordura no fígado e traremos dicas para preveni-la. Confira.

O que é gordura no fígado?

A doença hepática gordurosa (esteatose) é uma condição comum causada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado. Um fígado saudável contém uma pequena quantidade de gordura, sendo considerado um problema para a saúde quando essa gordura atinge entre 5% e 10% do peso do órgão.

Na maioria dos casos, a doença hepática gordurosa não causa nenhuma complicação ou impede que o fígado funcione normalmente. Contudo, para até 30% das pessoas com a doença, há piora com o tempo e prejuízos ao fígado como esteato-hepatite, fibrose e cirrose hepática surgem. 

Gordura no fígado: sintomas

Na maioria dos casos, a esteatose hepática não alcoólica não apresenta sintomas e é descoberta durante exames de rotina. Daí a importância de manter uma relação de proximidade e confiança com o seu médico e realização de check-ups regulares. Quando sintomática, a esteatose apresenta os seguintes sintomas:

  • Dor no lado superior direito do abdômen.
  • Fadiga e fraqueza.
  • Perda de peso.
  • Líquido e inchaço no estômago e pernas (edema).
  • Peles e olhos amarelados.

Não espere os sintomas surgirem! Torne o cuidado com a sua saúde uma rotina.

Como prevenir gordura no fígado?

Assim como em outras doenças crônicas, a prevenção da esteatose hepática não alcoólica envolve atitudes simples, como praticar exercícios físicos regularmente, perder peso, controlar o colesterol e consumo de açúcar e, principalmente, ter uma dieta balanceada com foco no consumo de gorduras saudáveis.

Confira a seguir algumas dicas práticas para ter uma alimentação que ajude a prevenir o acúmulo de gordura no fígado:

  • Reduza o consumo de alimentos com adição de açúcar, como refrigerantes, bolos e biscoitos industrializados, sorvetes, entre outros.
  • Diminua o consumo de gorduras saturadas, como carne vermelha e de porco, e laticínios integrais.
  • Evite o consumo de gordura trans encontrada em produtos de panificação processados, como bolos, biscoitos, bolachas e frituras.
  • Dê preferência a alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, legumes, frutas, cereais, leite e carnes.
  • Consuma gorduras boas, como abacate, azeite de oliva extra virgem, nozes, castanhas e outras oleaginosas.
  • Troque carboidratos refinados por carboidratos integrais, como arroz integral, aveia, linhaça, massas integrais, pão integral, entre outros.

Para reduzir o consumo dessas substâncias que são prejudiciais à saúde, uma dica fundamental é sempre ler o rótulo dos produtos antes de comprar. Fique atento à tabela nutricional e, sobretudo, à lista de ingredientes. No geral, quanto mais ingredientes tem na preparação, mais atenção você precisa ter ao rótulo.

No Brasil, a legislação obriga que todos os produtos tenham a lista de ingredientes e tabela nutricional visíveis, além de existirem leis e normas que limitam a adição de determinadas substâncias nos alimentos.

No caso das gorduras trans, por exemplo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estipula as quantidades máximas permitidas em alimentos.

Outra dica é trocar o supermercado pela feira. Em outras palavras, dê preferência à compra de verduras, legumes, frutas e alimentos in natura em vez de comprar alimentos processados e ultraprocessados que encontramos nas prateleiras e geladeiras do supermercado.

Chás para gordura no fígado funcionam?

Um dos tipos de chás mais estudados para reduzir a gordura no fígado são aqueles feitos com a Camellia sinensis: chá-preto, chá-branco, chá-verde e chá oolong. De acordo com estudos, o consumo desses chás (700 ml por dia) pode melhorar a função hepática em pacientes com esteatose hepática não alcoólica, além de diminuir o risco de desenvolver a doença.

Contudo, apesar destes resultados positivos, quando pensamos em doenças multifatoriais e na relação entre alimentação e saúde, é importante lembrar que não existem alimentos que, isoladamente, sejam vilões ou mocinhos. 

Converse com o seu médico sobre as melhores estratégias para prevenir ou amenizar a esteatose hepática.

Como diagnosticar gordura no fígado?

Como a esteatose não apresenta sintomas, ela é geralmente diagnosticada após um exame de sangue detectar níveis anormais de enzimas hepáticas. Um hemograma completo padrão pode revelar essas alterações.

Outra opção prática e econômica é o Check-up do Fígado, um conjunto de 10 exames que podem ser feitos em uma das nossas unidades modernas e acolhedoras espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

Quais exames fazem parte do Check-up do Fígado?

Reunimos os principais exames do fígado em um check-up exclusivo, elaborado para ajudar você a manter a saúde em dia, sem necessidade de pedido médico e com resultado em 2 dias úteis. Veja quais exames estão incluídos:

  • Bilirrubina total e frações
  •  Fosfatase alcalina
  •  Gama GT
  •  Hemograma
  •  Proteínas totais e frações
  •  TGO (transaminase glutâmico oxalacética)
  •  TGP (transaminase glutâmico pirúvica)
  •  Sorologia Hepatite C
  •  HBsAg
  •  Anti HBC Total

Esses exames são utilizados como marcadores de lesão hepática (bilirrubinas, fosfatase alcalina, gama GT, proteínas e transaminases), rastreio de hepatites (hepatites B e C) e para medição dos níveis de colesterol no sangue.

Com o Check-up do Fígado você cuida da saúde e ainda economiza, pois paga um valor menor do que pagaria por cada exame individualmente. Além disso, se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, nossa equipe técnica entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.

No Labi, acreditamos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado. Por isso, temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: