Gripe: entenda a diferença entre outras infecções

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
19/05/2022
6 minutos de leitura
Mulher doente deitada no sofá com sintomas de gripe

A gripe é uma doença infecciosa causada por 2 gêneros de vírus Influenza: Influenza A, ao qual pertencem os subtipos H1N1 e H3N2 e o Influenza B. Já o resfriado comum é uma infecção viral do nariz e da garganta (trato respiratório superior) que geralmente não causa complicações graves e pode ser causado por diferentes tipos de vírus.

Neste artigo do Blog explicaremos a diferença entre as duas doenças e como prevenir a gripe por meio da vacinação. Confira.

Diferença entre gripe e resfriado

Gripe e resfriados afetam o sistema respiratório de maneiras diferentes. Por isso, existem diferenças entre os sintomas, região mais atingida e severidade do quadro.

Gripe entenda a diferença entre outras infecções

Enquanto no resfriado a região mais atingida é o trato respiratório superior, especialmente nariz e garganta, a gripe atinge também pulmões e brônquios, órgãos do trato respiratório inferior.

Além disso, responsável por 3 a 5 milhões de casos graves e cerca de 290.000 a 650.000 mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a gripe costuma apresentar um quadro mais grave e maiores chances de complicações quando comparada ao resfriado.

Os sintomas da gripe também costumam ser mais severos e tendem a durar aproximadamente 1 semana. O mal-estar causado pela gripe, por exemplo, é incapacitante e a pessoa gripada, muitas vezes, não consegue fazer atividades corriqueiras. Por outro lado, uma pessoa com resfriado usualmente consegue realizar suas tarefas diárias normalmente, apenas com alguns incômodos.

Por fim, outra diferença importante é referente à febre que tende a ser alta, acima dos 38º, e mais abrupta em uma infecção por gripe.

O que é o vírus Influenza A H3N2?

O Influenza A subtipo H3N2 é o vírus que provocou o surto de gripe de 2021 no Brasil. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os sintomas do H3N2 são bastante semelhantes àqueles dos outros tipos de Influenza, incluindo:

  • Febre.
  • Coriza.
  • Tosse.
  • Mal-estar.
  • Fraqueza.

Também podem ser observados outros sintomas, como diarreia, vômitos, náuseas e dores no corpo. A Vacina da Gripe Tetravalente é o meio mais eficaz de prevenir a gripe, incluindo o H3N2.

O que é bom para a gripe e resfriado?

Tratamentos feitos com medicamentos antivirais são eficazes contra o vírus da gripe e também é possível amenizar os sintomas com antitérmicos e descongestionantes nasais. No caso dos resfriados, também é indicado tomar medidas para amenizar os sintomas com o uso de medicamentos prescritos pelo seu médico. Por fim, para ambas as doenças é necessário ter boa hidratação, alimentação adequada e repouso.

Chá para gripe

A sabedoria popular sempre colocou os chás como grandes aliados no tratamento da gripe e, hoje, pesquisas indicam que alguns chás podem, sim, ajudar no tratamento da doença. Confira os principais:

  • Chá-verde (Camellia sinensis).
  • Chá-preto (Camellia sinensis).
  • Chá de gengibre.
  • Chá de alho.
  • Chá de laranja com gengibre.
  • Chá de limão com mel.
  • Chá de abacaxi.

Por conta de propriedades anti inflamatórias, esses chás atuam, basicamente, na amenização dos sintomas mais incômodos da gripe, como as dores, e não devem substituir os medicamentos prescritos pelo médico. Eles também ajudam na ingestão de uma maior quantidade de água.

Como diagnosticar a gripe e resfriado

Antes de iniciar o tratamento adequado, deve-se fazer testes para descobrir a causa exata dos sintomas. De acordo com a infectologista, Dra Aline Scarabelli,   “quando temos certeza que estamos lidando com o vírus Influenza, isso traz uma vantagem, pois já podemos começar o tratamento com os antivirais, caso o paciente tenha indicação”.

No Labi, temos disponível o Teste Rápido de COVID-19, Influenza A e Influenza B (Antígeno) com resultado em apenas 1 hora. Neste teste é analisada a presença de 3 vírus respiratórios: Influenza A, Influenza B e SARS-CoV-2, 

Também temos outros produtos úteis para um diagnóstico mais preciso do agente infeccioso que esteja causando os sintomas respiratórios, caso uma infecção por Influenza seja descartada. Dentre eles, o Painel de 24 patógenos, um dos melhores do mercado, é uma alternativa rápida.

Como prevenir a gripe?

Ocasionalmente, uma gripe mal curada pode fazer com que a imunidade caia e uma infecção bacteriana secundária, como uma pneumonia, se desenvolva, sobretudo, em pacientes idosos, crianças ou pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Por essa razão é importante manter o calendário de vacinação em dia. Você deve tomar a vacina da gripe todos os anos, pois isso garantirá imunidade contra o Influenza e suas complicações.

Para a Dra Aline: “A vacinação contra a gripe está disponível na rede pública e privada e é o meio mais eficaz de prevenir a doença”.

Onde tomar a Vacina da Gripe Tetravalente

Disponível para pessoas de todas as faixas etárias, no Labi você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades Centro de São Paulo e Copacabana no Rio de Janeiro sem precisar agendar.

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Vacina da Gripe Tetravalente de 2023 previne contra 4 cepas do vírus Influenza, causador da gripe, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B:

  • Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09
  • Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2)
  • Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria)
  • Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata)

A vacina é segura, não causa riscos à saúde e não provoca a gripe, pois usa um vírus atenuado. Além disso, as possíveis reações adversas são comumente muito leves.

Conte conosco para proteger a sua saúde! Temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro.  

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: