Tabagismo: um vício que deve ser extinto

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
29/08/2019
3 minutos de leitura

Fumar virou algo tão normal, que nem parece que foi no século XV que esse hábito teve início; até então ninguém fumava. Hoje, são mais de 1,1 bilhão de adultos fumantes no mundo e mais de 7 milhões de mortes por ano devido a esse vício. Pode não parecer, mas o tabagismo é uma doença e deve ser curada.

Ao falar em cigarro, possivelmente você deve imaginar um astro de cinema vestido com uma jaqueta de couro ou talvez aquelas cenas de casais apaixonados que terminam em tragadas de tabaco. São várias as imagens associadas ao fumo, mas será que você conhece o que um simples cigarro – inclusive o eletrônico – pode fazer com a sua saúde?

De acordo com a Fundação do Câncer, existem mais de 70 substâncias cancerígenas no cigarro e seu consumo é a principal causa de câncer de pulmão, boca e faringe – além de estar associado ao diabetes e à hipertensão. E não são só os fumantes que correm perigo!

As pessoas que convivem com eles também estão pré-dispostas a desenvolverem doenças. Segundo dados do Governo, estima-se que 165 mil crianças morrem antes dos 5 anos devido a infecções respiratórias causadas pelo fumo passivo. Da mesma forma, os animais de estimação correm risco igual ou maior de serem vítimas.

Por essa razão, desde 1986, no dia 29 de agosto é comemorado o dia nacional do combate ao fumo, com o intuito de conscientizar e mobilizar as pessoas sobre os riscos decorrentes do tabaco. A fim de desestimular  a prática, diversas políticas como a Lei Antifumo foram criadas. E os resultados são positivos: desde 2008 são mais de 25 milhões de ex-fumantes no país (o dobro do número de fumantes ativos). Mas leis e remédios são apenas prevenções, não a solução.

Como parar de fumar?

Para uma pessoa romper com o vício é preciso, mais do que políticas públicas, ter cuidados individuais. Chicletes de nicotina, adesivos, remédios, nada disso irá adiantar se você não se cuidar. Portanto, procure entrar em contato com programas antitabagismo.

O Núcleo de Prevenção e Cessação do Tabagismo, realizado pela Unifesp, oferece tratamento gratuito. Até o momento, a taxa de sucesso é de 50%. Além desse, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde, disponibiliza o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Portanto, cuide-se. Em um país onde a produção de tabaco é a segunda maior do mundo, parar de fumar não é uma escolha simples. Procure ajuda e faça exames para checar como está a sua saúde.

TAGS: cigarro fumar tabaco tabagismo vicio
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: