Enxoval, chá de bebê, escolha de nomes.. são vários os momentos que a gravidez proporciona. Entretanto, é preciso ficar atenta. Antes de iniciar os preparativos para as comemorações, faça um check-up para saber como está a sua saúde. O pré-natal é fundamental para identificar qualquer fator de risco e avaliar o seu estado nutricional e metabólico.
Você sabia que existem doenças que não apresentam sintomas para a mãe, mas podem provocar sérios problemas para o feto? São algumas delas: hepatite B, sífilis, herpes, rubéola, HIV, toxoplasmose e citomegalovírus. Por meio dos exames de sangue é possível identificar a maioria delas e diminuir os riscos para o bebê. Portanto, faça check-ups regularmente.
Confira abaixo os principais testes realizados no pré-natal:
Esse exame é fundamental para detectar uma possível anemia, situação comum em gestantes. Isso acontece porque durante a gravidez é necessário consumir os nutrientes necessários para a mãe e para o bebê. Ou seja, é preciso comer em dobro. Entretanto, em alguns casos a quantidade não é suficiente e apenas o feto fica com eles. Dessa maneira, a futura mamãe passa a desenvolver uma anemia.
O teste detecta a presença ou não da proteína Rh no sangue (nem todos possuem). Isto é, por meio dele é possível descobrir se existe uma incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê. Caso exista, é constatada a Eritroblastose fetal. Essa condição faz com que o corpo da gestante produza anticorpos anti-Rh afim de destruir o agente Rh do feto.
A análise da glicose tem como objetivo identificar um provável quadro de diabetes. Em casos de resultado positivo, é preciso tomar rápidas providências para evitar graves problemas de saúde no bebê.
Indica se a mãe está infectada com o vírus HIV e/ou com o vírus da sífilis. Esse exame é muito importante, pois uma das características das Infecções Sexualmente Transmissíveis é a falta de sintomas. Em outras palavras, muitas pessoas têm e não sabem. Essas doenças, quando não curadas, são transmitidas para os filhos.
Esse exame detecta a presença do vírus da hepatite B, doença que pode ser passada para o bebê.
Revela se a paciente já teve contato com alguma dessas doenças. Também conhecida como doença do gato, a toxoplasmose pode provocar sérias complicações no bebê como malformação. Da mesma maneira, a rubéola pode deixar graves sequelas como cegueira e surdez.
Esse teste indica se a gestante está com infecção urinária, quadro muito comum nas mulheres. Em casos que ela não é curada, a infecção se espalha pelos rins e pode causar parto prematuro.
O pré-natal é essencial para garantir uma gravidez mais tranquila para a mãe e para o bebê. Identifica doenças que já estavam no organismo, complicações fetais e detecta precocemente a pré-eclâmpsia. Caracterizada por apresentar sintomas como pressão arterial elevada, problemas renais e cerebral que podem ocasionar convulsões e até coma, é uma das principais causas de mortalidade no Brasil.
No Labi Exames, os exames estão alinhado com os ginecologistas e obstretistas e com as diretrizes do SUS. Aproveite para tirar suas dúvidas e ter uma gestação mais tranquila. A saúde do seu bebê agrade!
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: