Sequelas pós Covid-19: entenda tudo sobre elas

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
23/03/2021
7 minutos de leitura
Profissional analisando amostra de sangue

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria das pessoas infectadas com o vírus apresenta sintomas respiratórios leves a moderados e se recupera sem a necessidade de tratamento especial. No entanto, alguns ficarão gravemente doentes e exigirão atenção médica, sobretudo, idosos e pessoas com condições médicas subjacentes. Outra parcela de pessoas desenvolve sequelas e sintomas pós infecção, a chamada Covid-19 longa ou Síndrome pós Covid-19.

Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz Minas (Fiocruz Minas), 50% das pessoas infectadas pela Covid-19 apresentam sintomas ou sequelas pós-infecção, ou seja, das 646 milhões de pessoas que foram diagnosticadas com a doença – de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – em todo o mundo, metade terá manifestações pós infecção. Esse número impressiona e mostra a urgência de falarmos sobre formas de amenizar e diagnosticar essas sequelas. 

O que é Covid-19 longa

A Covid-19 longa é uma ampla gama de problemas de saúde novos, recorrentes ou contínuos que as pessoas experimentam após serem infectadas com o vírus que causa a Covid-19. 

Qualquer pessoa infectada pode experimentar sequelas e sintomas pós- infecção. 

Por isso, caso esteja com sintomas respiratórios ou suspeite que esteja com Covid-19, não deixe de se testar. No Labi, temos disponível o Teste Rápido de COVID-19, Influenza A e Influenza B (Antígeno) com resultado em 1 hora.

Sequelas pós Covid-19

As sequelas da Covid-19 podem atingir diferentes sistemas e órgãos, não se restringindo apenas ao sistema respiratório e pulmões. De acordo com a Fiocruz Minas, a fadiga extrema está no topo dos sintomas pós covid-19, sendo relatada em 35% dos pacientes que se recuperam da infecção. Também foram identificados outros sintomas bastante comuns:

  • Perda de olfato ou parosmia.
  • Queda de cabelo.
  • Tosse persistente. 
  • Dificuldade para respirar. 
  • Dificuldades de linguagem, raciocínio, concentração e memória.
  • Mal-estar.
  • Diarreia.
  • Alterações nos ciclos menstruais.
  • Fraqueza muscular.
  • Tonturas.
  • Dores de cabeça frequentes.

Além das físicas, muitas pessoas também relatam sequelas relacionadas à saúde mental, como insônia (26,8%) e ansiedade (23,7%). Isso reforça a importância de uma abordagem multifatorial que engloba a saúde da pessoa como um todo: mental, física e social.

Pessoas com a forma grave da Covid-19 têm mais sequelas?

Ao contrário do que se possa pensar, os sintomas e manifestações pós Covid-19 estão presentes também naqueles que tiveram uma doença considerada leve ou moderada. 

Nas pessoas que tiveram a forma grave, os sintomas estão presentes em 33,1%, na forma moderada em 75,4% e na forma leve 59,3% dos pacientes manifestaram sequelas pós-Covid-19.

De todas as sequelas pós-Covid-19, duas, além de serem recorrentes, causam preocupação nos pacientes por prejudicarem as atividades do dia a dia: queda de cabelo e parosmia. Explicaremos cada uma delas a seguir.

Parosmia e perda de olfato pós Covid-19

Pessoas com Covid-19 longa podem ter alterações neste sentido, sendo as mais comuns a parosmia e a perda de olfato.

A parosmia é a dificuldade de identificar o cheiro correto das coisas. Pessoas que sofrem deste distúrbio relatam, por exemplo, que cheiros agradáveis, como perfumes e cheiro de plantas, passam a ter um cheiro ruim e totalmente estranho, como cheiro de esgoto.

A parosmia é uma sequela bastante presente em pessoas que tiveram Covid-19. Já a perda de olfato está presente em 20,1% dos casos.

Um dos tratamentos para a parosmia é o chamado treinamento olfativo que “ensina” novamente o cérebro a identificar o cheiro correto das coisas. Nele, a pessoa cheira por alguns minutos algum aroma para estimular a reabertura das conexões corretas no cérebro.

Queda de cabelo pós Covid-19.

A queda de cabelo relatada em pessoas que tiveram Covid-19 é condizente com uma condição chamada eflúvio telógeno, na qual o cabelo cai em tufos grandes, geralmente durante o banho ou escovação. A maioria das pessoas que desenvolvem queda de cabelo de 2 a 3 meses após a infecção e essa condição pode durar entre 6 a 9 meses.

Quanto tempo duram as sequelas da Covid-19?

Os efeitos do coronavírus em nosso organismo ainda não são 100% conhecidos, especialmente quando falamos sobre as possíveis sequelas da Covid-19. Infelizmente, não existe uma duração exata para a duração das sequelas. Elas podem durar semanas e meses.

Pensando nisso, e como queremos descomplicar o cuidado de saúde da pessoa que se recuperou da Covid-19, no Labi, temos disponível o Check-up pós Covid-19, um conjunto de exames personalizado e específico com o qual é possível fazer uma verificação completa do seu bem-estar geral para ter a certeza de que a doença não gerou nenhum problema adicional que precise de acompanhamento.

Quais exames estão incluídos no Check-up pós Covid-19?

O Check-up pós Covid-19 conta com 17 exames no total. Dentre eles, estão disponíveis os principais exames que avaliam as alterações no fígado, sangue, rins, sistema imunológico e inflamatório, além do Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG), que mede se você tem os anticorpos Anti-Spike, que são potencialmente produzidos após o 14º dia do início dos sintomas. Confira abaixo a lista completa dos exames

  • Hemograma Completo.
  • Contagem de Plaquetas.
  • Tempo de Sangramento.
  • Tempo de Atividade da Protrombina.
  • Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada.
  • D-Dímero.
  • TGO – Transaminase Glutâmica Oxalacética.
  • TGP – Transaminase Glutâmico Pirúvica
  • Gama GT.
  • BTF – Bilirrubina Total e Frações.
  • Proteínas Totais e Frações.
  • Ferritina.
  • Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular.
  • Fosfatase Alcalina.
  • Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG).
  • Velocidade de Hemossedimentação.
  • PCR – Proteína C Reativa, Ultrassensível.

O resultado do Check-up pós-Covid fica disponível em 3 dias úteis e pode ser consultado online em nosso site na página de resultados. 

Quais resultados o Check-up pós Covid-19 pode ter?

O resultado do Check-up Pós Covid-19 apresenta os valores de referência individuais de cada exame, além de contar com um comentário médico para facilitar o entendimento do laudo. Além disso, se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, nossa equipe técnica entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.

Além das vantagens para a sua saúde com o nosso check-up você ainda economiza, pois você paga um valor menor do que pagaria individualmente por cada exame. Você ainda escolhe como quer pagar: PIX, cartão ou dinheiro. 

No Labi, temos centenas de exames, testes e vacinas que podem ser feitos em uma de nossas unidades modernas e bem localizadas em São Paulo ou Rio de Janeiro, sem precisar de agendamento ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

Artigos Relacionados: 

Novidade: Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike chega ao Labi

Teste de Antígeno para COVID-19 agora também está disponível nas unidades do Labi

Novidade: Teste de Anticorpos Coronavírus (IgG e IgM) com a metodologia mais precisa do mercado

Lançamento do Teste de Coronavírus Expresso (PCR) para viajantes internacionais

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: