Meningite meningocócica: o que é e quais são os sintomas

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
01/11/2022
5 minutos de leitura

O que é meningite meningocócica

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e outras regiões do sistema nervoso central. Meningite meningocócica é o termo usado para descrever a meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis, um dos tipos da doença mais associado à alta mortalidade. 

A meningite meningocócica é uma emergência médica cujos sintomas podem variar de febre transitória até a morte. 

Estima-se que uma em cada cinco pessoas que contraem a infecção tem complicações graves, segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Ainda de acordo com o órgão, mesmo com antibióticos, entre 10% a 15% dos infectados morrerão da doença, e cerca de 1 em cada 5 daqueles que sobrevivem ficam com sequelas de longo prazo que incluem surdez, danos cerebrais e problemas neurológicos.

Como a meningite meningocócica é transmitida?

Neisseria meningitides é o microorganismo responsável pela meningite meningocócica, sendo o segundo causador mais comum de meningite bacteriana.. Dos 13 sorotipos desta bactéria, A, B, C, X, Y, Z, W-135 e L são os principais responsáveis ​​pela doença em humanos.

As bactérias meningocócicas podem causar infecção em uma parte do corpo, como a pele, sistema gastrointestinal ou o trato respiratório. Entretanto, por razões desconhecidas, essas bactérias também podem se espalhar pela corrente sanguínea para o sistema nervoso, causando a meningite meningocócica

O risco de meningite meningocócica aumenta se você teve uma infecção respiratória superior recente. Além disso, bebês, crianças, adolescentes e idosos também têm um risco maior de contrair a infecção.

Meningite bacteriana: sintomas

No geral, quando comparada às meningites virais, os sintomas das formas bacterianas são mais intensos e tendem a surgir repentinamente e evoluir em poucas horas. Os sintomas da meningite meningocócica podem variar de caso para caso, contudo, os mais comuns incluem:

  • Mal-estar geral.
  • Febre alta repentina.
  • Dor de cabeça severa e persistente.
  • Rigidez do pescoço.
  • Náusea ou vômito.
  • Sensibilidade à luz (fotofobia).
  • Sonolência ou dificuldade para acordar.
  • Dor nas articulações.
  • Confusão mental.

A erupção cutânea avermelhada ou roxa conhecida como petéquia também é um sinal muito importante a ser observado, pois pode indicar infecção bacteriana na corrente sanguínea. 

Em bebês, os sintomas são pouco específicos, mas geralmente os pequenos ficam irritados, sonolentos e param de comer. Logo, orienta-se que os pais fiquem atentos a quaisquer mudanças no comportamento do bebê.

Meningite bacteriana tem cura?

A meningite meningocócica pode causar morte ou complicações graves, como danos cerebrais, paralisia, gangrena ou surdez. Para evitar essas sequelas é importante agir rapidamente e procurar atendimento médico imediato, caso sinta um dos sintomas descritos acima.

Os testes podem confirmar um diagnóstico de meningite meningocócica. Destes, a punção lombar, na qual uma agulha é inserida no canal espinhal para coletar uma amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR), é um dos mais utilizados.

Caso a meningite meningocócica seja diagnosticada, o médico pode iniciar antibióticos, como penicilina, por via intravenosa.

Vacinas para a meningite bacteriana

A meningite meningocócica é uma doença grave mesmo com tratamento. Por isso a prevenção com vacinas é a melhor abordagem e salva vidas! No Labi, temos disponíveis duas vacinas que previnem as meningites bacterianas. 

Vacina de Meningite ACWY

Também conhecida como vacina meningocócica conjugada, esta vacina protege contra a meningite bacteriana, forma mais grave da doença, causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A Vacina de Meningite ACWY é indicada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica.

Vacina de Meningite B

A Vacina de Meningite B protege contra a meningite bacteriana causada pela bactéria meningococo do tipo B, considerada uma das formas mais graves e agressivas da meningite bacteriana. Esta vacina é indicada para crianças a partir de 3 meses e adolescentes, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm),  e também para adultos até 50 anos.

Embora não possam prevenir todos os tipos de doença meningocócica, ambas as vacinas são muito eficazes em prevenir muitos tipos da doença. 

É importante lembrar que todas as vacinas são seguras, fortalecem o sistema imunológico e são a melhor forma de proteção contra doenças graves.

No Labi você pode se vacinar no conforto da sua casa, ou nas unidades Labi Exames Copacabana, Centro de São Paulo e Piracicaba, interior de SP, sem precisar de agendamento. Nossas unidades são modernas, acolhedoras e bem localizadas, próximas ao transporte público.

Seja com a Vacina de Meningite ACWY, Vacina de Meningite B ou com testes, check-ups e vacinas, estamos prontos para te atender com os melhores preços do mercado. Temos diversas vacinas para todas as idades e fases da vida. Da criança ao idoso e não esquecendo da gestante, no Labi você pode cuidar da saúde sem complicação.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: