Vacina da Gripe: saiba quando vacinar seu bebê

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
03/03/2023
6 minutos de leitura
bebezinho-na-clinica-de-saude-para-vacinacao

A gripe é uma infecção do trato respiratório superior altamente contagiosa causada por vírus da família Influenza. Responsável por milhões de casos todos os anos, a gripe provoca sintomas como febre súbita e alta (acima de 38º), mal-estar intenso, dor de cabeça, no corpo e garganta, tosse seca, espirros, coriza e, em alguns casos, diarreia e vômitos.

Apesar de, na maioria das vezes, a doença se curar sem maiores danos à saúde, para alguns grupos, as complicações podem levar a hospitalizações e mortes. E, dentre esses grupos, idosos, gestantes, crianças e bebês merecem atenção.

Pensando nisso, o Blog do Labi explica o porquê você deve vacinar o seu bebê.

Por que os bebês devem tomar a Vacina da Gripe Tetravalente?

O motivo é simples. Crianças pequenas com gripe têm chances maiores de desenvolver pneumonia – uma das complicações mais graves da doença – do que as crianças mais velhas e podem ficar desidratadas com mais facilidade. Infecções de ouvido, sinusites e agravamento de condições como asma ou doenças cardíacas também são complicações recorrentes.

De acordo com Boletim Epidemiológico do ano de 2019 fornecido pelo Ministério da Saúde, as crianças menores que 5 anos corresponderam a 11,7% das mortes por Influenza naquele ano.

“Bebês vacinados têm uma chance menor de contrair a gripe, e se isso acontecer, a Vacina da Gripe Tetravalente pode tornar a doença menos grave”, afirma a infectologista e consultora do Labi Exames, Dra. Aline Scarabelli.

Quais são os efeitos colaterais da Vacina da Gripe Tetravalente em bebês?

A Vacina da Gripe Tetravalente não causa a gripe, pois é feita com vírus inativados, ou seja, não há potencial de causar doenças. Dito isso, os efeitos colaterais no bebê são, em geral, leves, incluindo febre baixa e dor ou vermelhidão no local da injeção. Esses sintomas duram apenas um ou dois dias e não devem ser motivo de preocupação.

Reações alérgicas graves (geralmente atribuídas à proteína do ovo na injeção) são raras. 

A Vacina da Gripe Tetravalente é segura para bebês?

Sim, a vacina é totalmente segura, é usada há anos e salva milhares de vidas todos os anos. Pesquisas mostram que os riscos associados a um bebê contrair gripe são muito maiores do que quaisquer efeitos colaterais que possam ocorrer como resultado da injeção. Centenas de milhões de pessoas no mundo receberam vacinas contra a gripe com segurança nos últimos 50 anos, além disso, há diversas pesquisas em todo o mundo que comprovam a segurança da vacina.

Idade para tomar a Vacina da Gripe

Bebês a partir de 6 meses de vida podem receber a Vacina da Gripe Tetravalente. a cada temporada para evitar complicações de saúde e espalhar a doença para outras pessoas.

Qual é o melhor momento para vacinar os bebês? 

Como a temporada de gripe se fortalece nos meses mais frios – e porque leva de duas a quatro semanas para a vacina aumentar sua eficácia – a vacinação pode começar no início do outono, em meados de março. No entanto, tomar a vacina mais tarde ainda protege contra a doença.

Meu bebê está com sintomas respiratórios, devo vaciná-lo?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, se os sintomas respiratórios forem leves, como coriza, tosse, espirros e febre baixa, ou ausência de febre, você pode vaciná-lo. Isso porque, estes sintomas sugerem um resfriado comum, não gripe.

Se a febre for acima de 38º, ou se o diagnóstico de gripe tiver sido confirmado, por meio de testes laboratoriais, o indicado é suspender a vacinação até os sintomas desaparecerem.

No entanto, sempre consulte o seu pediatra. 

Para saber mais sobre a diferença entre gripe e resfriado, clique aqui 

Como acalmar o bebê depois da vacina?

Aplicar vacinas em bebês pode ser bastante estressante para os pais e para a criança. Confira algumas dicas práticas dos especialistas do Labi para tornar a vacinação mais tranquila:

  • Traga as coisas favoritas do seu filho: levar para o momento da aplicação qualquer coisa que o seu bebê ache reconfortante, como aquele brinquedo preferido ou cobertor pode ajudá-lo a se sentir mais seguro.
  • Distraia-o: logo antes da aplicação, diga o seu nome, cante a sua música favorita, conte uma história ou apenas faça caretas e brincadeiras para distraí-lo. Mantenha a distração após a administração da vacina.
  • Seja honesto e calmo: as crianças são inteligentes, então reserve um tempo para explicar em termos simples o que esperar. Explique que ela poderá sentir um beliscão que passará muito rápido. Use palavras como “pressão” ou “cutucar” em vez de “dor”.

Mesmo que seu bebê não consiga entender suas palavras, sua voz calma será reconfortante. Permaneça otimista e relaxado antes, durante e depois.

Após a aplicação, acalme o seu bebê envolvendo-os em panos, e mantenha um tom de voz baixo e calmo. Abraços, carinhos e sussurros suaves também podem ajudar bastante a tranquilizá-lo.

No Labi contamos com uma equipe de saúde bem preparada para imunização de bebês e crianças. Ainda utilizamos a tecnologia do Pikluc e Buzzy, aparelhos lúdicos que aliviam a dor da picada. Assim, a experiência da vacinação será mais tranquila para os pais e para os pequenos.

Vacina da Gripe Tetravalente no Labi

Você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades Centro de São Paulo e Copacabana no Rio de Janeiro.

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Vacina da Gripe Tetravalente de 2023 previne contra 4 cepas do vírus Influenza, causador da gripe, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B:

  • Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09.
  • Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2).
  • Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria).
  • Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata).

As vacinas são seguras e eficazes no controle de doenças e anualmente elas salvam milhões de vidas, além de impedir a volta de inúmeras doenças. Se você ainda não se imunizou, faça isso o quanto antes e proteja a você mesmo e todos àqueles a sua volta. 

Conte conosco para proteger a sua saúde de um jeito prático e descomplicado. Temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro.  

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: